Forte tempestade deixa dois mortos no norte da Califórnia 

Uma forte tempestade que atravessou quinta-feira o norte da Califórnia provocou duas mortes, derrubou árvores, deixou cair neve pesada e quantidades recorde de chuva, após ter danificado casas e cortado a eletricidade a centenas de milhares de pessoas.

Notícia

© REUTERS

Lusa
22/11/2024 09:27 ‧ 22/11/2024 por Lusa

Mundo

Trudeau

Os meteorologistas alertaram para o risco de inundações repentinas e de deslizamentos de rochas nesta região do noroeste do oceano Pacífico, obrigando ao cancelamento de dezenas de voos de e para o aeroporto de São Francisco.

 

Em Washington, mais de 320.000 pessoas - a maior parte delas na área de Seattle - continuavam hoje sem energia, enquanto as equipas trabalhavam para limpar as ruas de linhas elétricas, ramos caídos e detritos. 

Os funcionários dos serviços públicos disseram que os cortes de energia poderão prolongar-se até sábado.

O Serviço Nacional de Meteorologia prolongou até sábado o alerta de inundações para as zonas a norte de São Francisco, uma vez que a região foi inundada pelo mais forte rio atmosférico - uma longa e larga nuvem de humidade que se forma sobre um oceano e flui através do céu sobre a terra - até agora nesta estação.

Entretanto, na Costa Leste, onde se registaram raros incêndios florestais, Nova Iorque e Nova Jérsia receberam a tão necessária chuva que poderá atenuar o perigo de fogos durante o resto do ano.

O sistema de tempestades chegou a terra na terça-feira como um "ciclone bomba", desencadeando ventos que derrubaram árvores e deixaram dois mortos em Washington.

As comunidades de Washington começaram a abrir centros de aquecimento com internet gratuita e carregamento de aparelhos. Várias clínicas médicas permaneceram fechadas, forçando a remarcação de consultas.

"Estou aqui desde meados dos anos 80. Nunca vi nada assim", disse Trish Bloor, que faz parte da Comissão de Recursos Humanos da cidade de Issaquah, enquanto inspecionava as casas hoje danificadas.

Prevê-se que chova até cerca de 40 centímetros por metro quadrado no sudoeste do Oregon e nos condados do norte da Califórnia até sexta-feira. O aeroporto de Sonoma County, na região vinícola a norte de São Francisco, recebeu 17,5 centímetros de chuva na quarta-feira, batendo um recorde que remontava a 1998.

Na vizinha Forestville, uma pessoa ficou ferida quando uma árvore caiu sobre uma casa. Foram registados pequenos deslizamentos de terras na região de North Bay, na Califórnia, incluindo um na State Route 281, na quarta-feira, que provocou um acidente de viação, de acordo com Marc Chenard, meteorologista do serviço meteorológico.

A chuva abrandou um pouco, mas voltará, com maior persistência e mais forte na manhã de sexta-feira, indicou o gabinete do serviço meteorológico em São Francisco na rede social X. 

As autoridades alertaram para o perigo de inundações repentinas, deslizamentos de rochas e fluxos de detritos, especialmente nas encostas soltas pelos recentes incêndios florestais.

Leia Também: França. Neve causa atrasos no aeroporto e autoridades pedem cancelamentos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas