O jovem suspeito de tentar planear um ataque terrorista num concerto de Taylor Swift na Áustria levou a cabo "ações preparatórias concretas", anunciaram hoje as autoridades do país.
De acordo com a Sky News, foram também encontrados produtos químicos e "dispositivos técnicos" durante uma busca realizada à casa do suspeito, de 19 anos. Note-se que, semanas antes, este tinha feito um juramento de fidelidade ao atual líder do Estado Islâmico.
O adolescente, que teria raízes da Macedónia do Norte, é considerado o principal suspeito e trabalhou em estreita colaboração com um austríaco de 17 anos, disse o diretor-geral da segurança pública, Frankz Ruf, à emissora ORF.
Taylor Swift cancelou os três concertos em Viena, na Áustria, após duas pessoas serem detidas por planearem ataques que visavam os seus espetáculos.
"Não temos outra escolha senão cancelar os três espetáculos programados, para a segurança de todos", explica a promotora em comunicado partilhado nas redes sociais, garantindo que todos os bilhetes seriam "automaticamente reembolsados".
Os concertos na capital austríaca estavam marcados para os próximos três dias, fazendo parte da tour europeia.
Leia Também: MNE austríaco diz que foi "evitada tragédia" em concerto de Taylor Swift