Um avião de passageiros caiu, esta sexta-feira, em Vinhedo, no interior de São Paulo, no Brasil, com 57 passageiros e quatro tripulantes a bordo - num total de 62 pessoas. As autoridades confirmaram que não há sobreviventes.
A aeronave pertence à Voepass Linhas Aéreas e tinha saído de Cascavel, no estado do Paraná, com destino ao aeroporto de Guarulhos, no estado de São Paulo. O presidente brasileiro, Lula da Silva, já tinha revelado de que tinha sido informado que não havia sobreviventes.
"A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283 - avião PS - VPB, nesta terça-feira, dia 9 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave descolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo", disse a companhia, em comunicado, num primeiro momento. Mais tarde, o número de passageiros foi corrigido para 57.
"A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo", acrescentou inicialmente.
Segundo a Autoridade Nacional de Aviação Civil do Brasil, o avião em questão, um ATR-72, é um avião bimotor de passageiros, com capacidade para 68 pessoas.
O alerta foi dado pelas 13h25 (17h25 em Portugal continental).
"Queda de aeronave, 7 equipas empenhadas, até o momento apenas essas informações", disse o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na rede social X.
13h25 Rua Edueta, 2500 – Vinhedo. Queda de aeronave, 07 equipes empenhadas, até o momento apenas essas informações...#193S
— Corpo de Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) August 9, 2024
Para o local foi também mobilizada a Força Aérea brasileira, além das autoridades. Vários hospitais na região também se chegaram a mobilizar para receber possíveis feridos.
"A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP). Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência", informou a Força Aérea.
Já segundo informações do site Flightradar24, o avião caiu cerca de 17 mil pés (equivalente a mais de 5 quilómetros) em menos de dois minutos.
We are following reports of a crash of a VoePass ATR 72 near São Paulo, Brazil. We are currently processing granular data from this flight. https://t.co/1MwrzhJ0gU pic.twitter.com/ozBx2sL5lZ
— Flightradar24 (@flightradar24) August 9, 2024
Há imagens da queda do avião, como o vídeo que pode ver na galeria acima.
[Notícia atualizada às 19h30]
Leia Também: Portugal envia especialistas para ajudar no combate aos fogos no Pantanal