Meteorologia

  • 17 SEPTEMBER 2024
Tempo
32º
MIN 21º MÁX 34º

Amamentaram junto a orangotango para a ensinar a cuidar do seu bebé

Mães fizeram turnos e tentaram transmitir ao animal alguns cuidados maternais.

Amamentaram junto a orangotango para a ensinar a cuidar do seu bebé
Notícias ao Minuto

20:43 - 12/08/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Dublin

Trinta mulheres amamentaram os seus filhos em frente a uma orangotango, no jardim zoológico de Dublin, na Irlanda, para lhe mostrar como cuidar do seu bebé. 

 

Tudo começou quando os trabalhadores do parque descobriram, no início deste ano, que 'Mujur' se preparava para ser mãe. Assim, decidiram recrutar mães que amamentavam para lhe mostrarem como se fazia, uma vez que a fêmea, de 19 anos, nunca havia criado laços suficientemente fortes com nenhum dos seus bebés anteriores, que morreram em 2019 e 2022. 

"Em preparação para o nascimento deste recém-nascido, o Jardim Zoológico de Dublin tem trabalhado com 'Mujur' durante meses, não deixando pedra sobre pedra nos nossos esforços para lhe dar a melhor hipótese possível de desenvolver estas qualidades maternais necessárias", explicou o Zoo de Dublin, num comunicado divulgado esta segunda-feira. 

Assim, foi feito um apelo a voluntárias de grupos de lactação e foram 30 as mulheres que disponibilizaram "generosamente o seu tempo ao longo dos últimos meses, amamentando à vez os seus bebés em frente da grávida 'Mujur'". 

Nora Murphy, que foi mãe pela primeira vez, foi uma das participantes, e pensou que seria uma ótima história para contar à filha, Elodi. 

"Damos por nós a torcer por ela [Mujur]. Deixamos de ser mães e passamos a tentar ajudar uma mãe a sê-lo. Falávamos com ela e dizíamos-lhe: 'Olha, é isto que deves fazer'", contou ao Irish Times. 

"Ela ficava a olhar para nós, realmente a ver o que estávamos a fazer. Com o passar do tempo, começou a extrair leite à mão, o que foi mágico", acrescentou.

Como parte do esforço, também foram mostrados a 'Mujur' vídeos de outros orangotangos a alimentar os seus bebés.

A 31 de julho, 'Mujur' deu à luz um macho saudável e mostrou ter "bons cuidados maternos". Contudo, ela não estava a colocar a cria "na posição correta para a alimentar".

O Zoo explica que não costuma intervir nestas situações para garantir que as condições são tão naturais quanto possível, no entanto, "dada a importância deste bebé e o seu perfil genético herdado do seu pai Sibu" - que morreu em fevereiro - "foi tomada a difícil decisão de separar o bebé de 'Mujur' e começar a alimentá-lo com biberão". 

"Embora tivéssemos esperança de um resultado melhor, em que 'Mujur' pudesse cuidar do bebé de forma eficaz, também tínhamos planeado este cenário", destacou.

O objetivo é transferir o bebé, dentro de algumas semanas, para o Monkey World, um centro em Dorset, Inglaterra, com experiência na criação de orangotangos.

Leia Também: "Muito comovente". Homem resgata dois golfinhos encalhados na Argentina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório