Novas imagens mostram Thomas Crooks, o jovem de 20 anos que levou a cabo uma tentativa de assassinato contra o ex-presidente norte-americano, Donald Trump, a passear de forma tranquila nas imediações do recinto do comício em Butler, na Pensilvânia, horas antes do ataque que resultou na morte de duas pessoas, entre elas o próprio atirador.
O vídeo, ao qual poderá assistir na galeria acima, foi captado pelas 16h26 (hora local) do dia 13 de julho por Joe Tomko, um vendedor que se encontrava perto do recinto.
Quando estava a rever as imagens que tinha gravado uma semana antes, o homem contou à CNN que ficou "boquiaberto" com o que viu, tendo decidido que, antes de as partilhar, teria de as enviar ao FBI. O vendedor foi entrevistado pelas autoridades, que se recusaram a comentar.
De t-shirt e calções cinzentos, o jovem surge aparentemente desarmado, dirigindo-se tranquilamente em direção ao complexo do American Glass Research.
As imagens, que foram partilhadas na rede social TikTok, foram gravadas cerca de uma hora antes de Thomas Crooks disparar oito tiros a partir de um telhado fora do perímetro do comício, a uma distância de cerca de 200 metros.
O atirador atingiu Trump numa orelha e feriu três outras pessoas, uma das quais mortalmente, tendo sido abatido pelos agentes dos Serviços Secretos.
O jovem usou uma arma do tipo AR-15 comprada pelo pai de forma legal, segundo fontes envolvidas na investigação.
Leia Também: Após verem "quem Trump é", eis os republicanos que 'mudaram de lado'