Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Austrália investe 514 milhões para construir mísseis de conceção norueguesa

A Austrália anunciou hoje um investimento de 850 milhões de dólares australianos (514 milhões de euros) para construir uma fábrica de mísseis de desenho norueguês.

Austrália investe 514 milhões para construir mísseis de conceção norueguesa
Notícias ao Minuto

07:52 - 22/08/24 por Lusa

Mundo Austrália

O projeto é uma parceria com a empresa de defesa norueguesa Kongsberg e trata-se da única fábrica de mísseis da empresa fora da Noruega, referiu em comunicado o Ministério da Defesa australiano.

 

A fábrica vai produzir mísseis anti-navio e de ataque terrestre e mísseis de cruzeiro polivalentes (JSM), com o objetivo de aumentar a capacidade e o alcance de defesa da Austrália no oceano.

Os mísseis JSM podem ser adaptados para serem instalados nos aviões de combate australianos F-35A.

O ministro da Defesa, Pat Conroy, afirmou que o investimento faz parte dos planos do Governo para reforçar os sistemas de defesa e vai dar à Austrália uma maior autonomia militar.

"Trata-se de investir na nossa indústria transformadora avançada de alta tecnologia e de desenvolver a nossa base industrial de defesa soberana em áreas que foram identificadas como prioridades estratégicas", afirmou Conroy.

Nos últimos anos, a Austrália intensificou a defesa e cooperação militar com aliados como os Estados Unidos e o Reino Unido, numa altura de tensões crescentes com Pequim no mar do Sul da China e em Taiwan, território reivindicado pelas autoridades chinesas.

No início deste mês, Camberra e Washington anunciaram um aumento da presença de tropas norte-americanas na Austrália, bem como um compromisso para as forças australianas começarem em 2025 a fabricar mísseis guiados com o apoio dos EUA.

Em 2021, a Austrália assinou o pacto de segurança AUKUS com os EUA e o Reino Unido, considerado pela China uma ameaça à estabilidade regional.

O acordo inclui a aquisição e o desenvolvimento de submarinos nucleares em aliança e pretende fortalecer a presença estratégica dos parceiros na região do Indo-Pacífico.

Leia Também: Austrália aprova planos para construir "maior parque solar do mundo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório