Mpox. Autoridades moçambicanas dizem que 7 casos suspeitos são negativos

O Ministério da Saúde de Moçambique anunciou hoje que as análises a sete casos suspeitos de mpox registados nos últimos 12 dias deram resultado negativo, garantindo que o país continua sem casos positivos detetados.

Notícia

© Carlos Lujan/Europa Press via Getty Images

Lusa
26/08/2024 21:22 ‧ 26/08/2024 por Lusa

Mundo

Mpox

"As amostras de todos os casos suspeitos foram testadas no Laboratório de Referência do Instituto Nacional de Saúde e os resultados foram negativos para mpox", refere o Ministério da Saúde, em comunicado, desmentido rumores das últimas horas que davam conta de casos positivos da doença no país.

 

De acordo com a informação, de 14 a 26 de agosto o sistema de vigilância detetou sete casos suspeitos de mpox, sendo quatro na província de Cabo Delgado, um em Niassa, um na Zambézia e um em Maputo.

"Estes dados não confirmam as informações que circulam nas redes sociais sobre a existência de eventuais casos de mpox no nosso pais. A sintomatologia da mpox é similar a outras doenças de natureza exantemática como por exemplo sarampo, rubéola e varicela. Estes casos negativos de mpox têm revelado se tratar de outras doenças exantemáticas", lê-se ainda no comunicado.

O Ministério da Saúde recorda que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou em 14 de agosto a mpox como uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional e que, em sequência, as autoridades sanitárias moçambicanas elevaram o nível de alerta da vigilância em todo o país.

"A elevação do nível de alerta tem como objetivo incrementar a sensibilidade do sistema de vigilância em saúde e deste modo, melhorar a identificação de casos suspeitos da doença. Como resultado deste alerta máximo, o sistema de vigilância em saúde tem vindo a identificar ativamente os indivíduos suspeitos desta doença que são imediatamente testados para confirmar ou descartar a infeção", acrescenta o comunicado, que apela à população para "evitar o pânico" e para acompanhar as informações divulgadas pelas autoridades de saúde.

Leia Também: Alemanha anuncia donativo de 100 mil vacinas contra a Mpox para África

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas