Pelo menos sete civis mortos em ataque de paramilitares perto de Cartum

Pelo menos sete civis morreram hoje em bombardeamentos executados pelo grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (FAR) na cidade de Omdurmán, próxima de Cartum, adiantou o Ministério da Saúde sudanês em comunicado.

Notícia

© Reuters

Lusa
30/08/2024 23:32 ‧ 30/08/2024 por Lusa

Mundo

Sudão

Os bombardeamentos de artilharia atingiram os bairros residenciais das zonas de Karari e Omdurman, na área metropolitana da capital, causando sete mortos, incluindo três mulheres e uma rapariga, e ainda 25 feridos, a maioria dos quais sofreu algum tipo de amputação, detalhou o Ministério da Saúde.

 

O mercado popular de Bir Hamad -- o único que funciona na zona --, um hospital e várias casas particulares também foram visadas no ataque.

O Exército sudanês e as FAR estão numa guerra aberta desde abril de 2023 que dividiu o país em duas partes, leste e oeste, embora uma das áreas mais disputadas desde o início do conflito seja a capital e as outras duas áreas vizinhas, Omdurman e Cartum Norte.

As Forças Armadas recuperaram grande parte de Omdurman, e os residentes começaram a regressar a casa, mas os paramilitares empreenderam uma nova ofensiva para recuperar o controlo desta cidade estratégica.

Apesar da constante mudança das frentes de guerra, os militares recuperaram em grande parte o controlo do Estado de Sennar, a sul de Cartum, ao mesmo tempo que continuam a manter o seu quartel-general no leste do Sudão.

Já as FAR dominam quase por completo a conflituosa região ocidental do Darfur.

Os paramilitares cercam há meses a cidade de Al Fasher, capital do Estado do Darfur do Norte, o último bastião do Exército sudanês nesta região.

A guerra já causou dezenas de milhares de mortos e provocou a pior crise de deslocação do planeta, obrigando mais de 10 milhões de pessoas a fugir das suas casas, ao mesmo tempo que deixou mais de 25 milhões de sudaneses à beira da fome.

Leia Também: Sudão. Partes beligerantes do conflito cometeram violações generalizadas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas