Desmantelado grupo que roubava 'à la carte' veículos para traficantes

A polícia espanhola deteve seis pessoas, a quem são atribuídos 46 roubos.

NotíciaVídeo

© X (antigo Twitter) - @policia

Notícias ao Minuto
08/09/2024 10:34 ‧ 08/09/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

A Policia Nacional espanhola deteve seis pessoas, em Málaga e Madrid, numa operação que desmantelou um grupo criminoso dedicado ao roubo de veículos todo terreno 'à la carte', ou seja, ações encomendados por traficantes de droga na região de Andaluzia.

 

Segundo o Telecinco, são imputados 46 roubos de veículos em Málaga e Madrid aos seis detidos. Ao todo, estima-se que os veículos roubados valem 3,3 milhões de euros, variando os valores individuais entre 70 mil e 100 mil euros. Foi, ainda, possível recuperar 13 deles.

A investigação começou em outubro de 2023, quando as autoridades registaram um crescimento significativo de roubos de veículos todo terreno de gama alta, tanto em vias públicas como no interior de estacionamentos e propriedades privadas.

Daí pôde concluir-se que por trás destes roubos estaria uma organização criminosa especializada neste tipo de crimes, composta principalmente por cidadãos de nacionalidade búlgara, alguns dos quais já tinham sido detidos em investigações anteriores.

De uma forma resumida, segundo o Telecinco, os traficantes de droga pediam a este grupo veículos com determinadas caraterísticas e, de seguida, os agora detidos identificavam-nos, vigiavam-nos e roubavam-nos, entregando-os de seguida aos 'requerentes'.

Estima-se que o grupo terá causado um prejuízo total de 9,8 milhões de euros, ligado ao roubo total de 146 veículos, tendo em conta investigações anteriores em que também foram envolvidos.

Foram apreendidos telemóveis, computadores e material informático, utilizado para desativar os sistemas de alarme dos veículos roubados e reprogramar novas chaves.

A polícia apreendeu ainda inibidores e detetores de frequências e dispositivos de geolocalização, bem como uma luz azul similar à utilizada pela polícia, dinheiro, matrículas e documentos falsos.

Os seis detidos são acusados de associação criminosa, roubo de veículos, falsificação de documentos e posse de produto estupefaciente.

Veja o vídeo da detenção dos suspeitos e das apreensões na galeria acima.

Leia Também: Três homens esfaqueados numa rixa em Madrid, um está ferido com gravidade

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas