Em comunicado, o executivo comunitário divulga que hoje foi "entregue às autoridades ucranianas um primeiro lote de um milhão de manuais de informática e de artes, impressos pela UE para os alunos ucranianos".
"No momento em que alunos e professores de toda a UE iniciam um novo ano letivo, a Comissão está a trabalhar para garantir que os alunos ucranianos possam continuar a sua educação, apesar dos ataques indiscriminados de drones e mísseis do agressor russo", salienta Bruxelas na nota.
Ao todo, desde o início da guerra causada pela invasão russa em fevereiro de 2022, a UE já disponibilizou 1,5 milhões de manuais escolares à Ucrânia.
"A entrega destes manuais escolares hoje é o resultado da cooperação entre vários Estados-membros da UE. Os ficheiros para impressão foram finalizados nos Países Baixos, o papel para os livros foi entregue da Alemanha para a Polónia, onde o produto final foi impresso e enviado através da fronteira para a Ucrânia, em cooperação com as autoridades ucranianas", aponta ainda a instituição.
A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Leia Também: Guarda Revolucionária iraniana nega envio de mísseis para a Rússia