Rússia anuncia novas linhas de crédito para apoiar Cuba

A Rússia vai conceder novas linhas de crédito a Cuba para ajudar Havana a ultrapassar as graves consequências do bloqueio norte-americano, anunciou terça-feira o secretário do Conselho de Segurança russo, Sergei Shoigu.

Notícia

© Reuters

Lusa
11/09/2024 00:56 ‧ 11/09/2024 por Lusa

Mundo

Rússia

 

 

"A Rússia tomará medidas adicionais para apoiar Havana, em particular, com a concessão de novas linhas de crédito", destacou Shoigu, durante uma reunião com o ministro do Interior cubano, Lázaro Alberto Álvarez, em São Petersburgo.

Shoigu, antigo ministro da Defesa russo, acrescentou que Cuba é um dos aliados mais próximos da Rússia na América Latina e lembrou que as relações entre os dois países passaram "o teste do tempo".

"Estamos prontos para aumentar a cooperação no âmbito dos conselhos de segurança, dos serviços especiais e dos departamentos de polícia. Prestamos especial atenção à cooperação comercial, económica e de investimento", sublinhou.

Shoigu destacou ainda que acredita que Havana ultrapassará com a ajuda da Rússia as graves consequências do bloqueio económico imposto pelos Estados Unidos.

Em junho, chegou à ilha um destacamento da Marinha Russa com uma fragata moderna e um submarino com propulsão nuclear, o que gerou grandes expectativas dentro e fora do país.

As relações políticas, militares e económicas entre Moscovo e Havana aprofundaram-se qualitativamente nos últimos anos.

O Presidente cubano Miguel Díaz-Canel esteve em Moscovo no início de maio, na sua segunda visita oficial em menos de dois anos.

Posteriormente, o ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, Bruno Rodríguez, e o vice-primeiro-ministro Ricardo Cabrisas, realizaram viagens separadas à Rússia.

A nível económico, entre os dois países destacam-se iniciativas que vão desde doações russas a missões de aconselhamento sobre reformas, até à abertura de uma linha de crédito para a ilha comprar trigo, petróleo e fertilizantes à Rússia.

As viagens de altos oficiais militares são também frequentes, mas completamente opacas.

Leia Também: Itália receia influência da Rússia e China com Balcãs Ocidentais fora da UE

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas