James foi o primeiro a ter um olho transplantado. "Sinto-me honrado"

O veterano Aaron James foi o "paciente zero" num transplante de olho, que é um "feito monumental", de acordo com os médicos.

Notícia

© NYU Langone Health/ Site

Notícias ao Minuto
11/09/2024 16:46 ‧ 11/09/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Medicina

Um homem do Arkansas, nos Estados Unidos, tem vindo a deixar a comunidade médica espantada depois de ter sido o primeiro a realizar um transplante de olho com sucesso.

 

Segundo o que contam as comunidades internacionais, trata-se de Aaron James, um homem que perdeu o seu olho esquerdo depois de um cabo elétrico o ter atingido há três anos. O homem ficou também sem um dos seus braços, e agora usa uma prótese.

O transplante no qual James, de 47 anos, foi o paciente zero aconteceu em maio de 2023. O homem foi submetido a 21 horas de cirurgia, que envolveram mais de 140 profissionais de saúde. A operação foi de reconstrução do rosto, assim como com o transplante, que foi considerado um "feito monumental".

Mais de um ano depois, o olho de James continua a manter a pressão e fluxo de sangue normais – o que não era tão esperado, já que as cirurgias em animais mostravam diferentes resultados, com o olho a encolher significativamente.

Ainda quanto ao resto da intervenção, Aaron James também teve considerações a fazer, lembrando que também o seu nariz foi reconstruído. "A primeira coisa de que me lembro quando acordei foi conseguir cheirar, porque antes disso não tinha nariz. Não conseguia cheirar, e também não conseguia saborear nada", explicou.

“A única forma de comer era através de uma palhinha, porque a minha boca estava bloqueada - não conseguia abrir nem fechar a boca”, recordou.

James não vê a partir do olho transplantado, mas diz que se sente "honrado por ser o paciente zero". Já os médicos contam que este progresso pode ajudar a melhorar a cirurgia no futuro.

"Este tem sido o ano mais transformador da minha vida. Foi-me dada uma segunda oportunidade. Não tomo um único momento por garantido”, afirmou.

Leia Também: "Comer animais"? Como internet viu o debate crucial entre Kamala e Trump

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas