A Força Aérea assinou, dia 6 de setembro, um contrato para a aquisição de mais três helicópteros bombardeiros médios, de combate a incêndios rurais.
Estes três helicópteros, de marca Sikorski UH-60 Black Hawk, "vão integrar a capacidade própria do Estado no combate a incêndios rurais, juntando-se aos seis anteriormente adquiridos, dois dos quais já entregues à Força Aérea", refere esta entidade em comunicado. A frota aumenta assim para um total de nove aparelhos.
Esta aquisição resulta de um concurso público autorizado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2021, de 4 de março. Financiados em cerca de 81% por fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A entrega dos dois primeiros helicópteros está prevista para 2025 e o terceiro para 2026, e prevê, ainda, formação para seis pilotos e 18 mecânicos.
Recorde-se que, em 2018, o Governo Português transferiu para a gestão da Força Aérea os meios próprios do Estado para a missão de combate a incêndios rurais.
Leia Também: Cerca de 80 concelhos de nove distritos em perigo máximo de incêndio