Verdes no PE criticam entrada de extrema-direita nos 'vices' de von der Leyen

A presidente dos Verdes no Parlamento Europeu (PE), Terry Reintke, criticou hoje a escolha de Raffaele Fitto para vice-presidente da Comissão Europeia, considerando que Ursula von der Leyen abriu a porta à extrema-direita.

Notícia

© KENZO TRIBOUILLARD/AFP via Getty Images

Lusa
17/09/2024 18:20 ‧ 17/09/2024 por Lusa

Mundo

Terry Reintke

Em comunicado, a presidente do grupo político dos Verdes no PE, que foi também candidata a presidente do executivo comunitário, criticou a escolha do antigo ministro dos Assuntos Europeus italiano para tutelar a coesão e reformas da União Europeia (UE) nos próximos cinco anos.

 

Para Terry Reintke é uma "grande preocupação" a decisão de Ursula von der Leyen de escolher como um dos principais nomes da próxima Comissão "um candidato de um governo de extrema-direita".

"Preocupa-nos que os Estados-membros não estejam a cumprir as suas promessas e a alcançar a igualdade entre homens e mulheres [...]. A nomeação de Raffaele Fitto conduziria a uma perigosa viragem na UE", criticou.

No entanto, a eurodeputada ecologista reconheceu que na apresentação do próximo colégio de comissários houve uma preocupação acrescida com as alterações climáticas.

"É absolutamente necessário se quisermos combater os efeitos mortais das alterações climáticas. Ao integrar o Pacto Ecológico em todo o Colégio, a luta contra as alterações climáticas assume a importância que merece, mas agora temos de agir", alertou.

Terry Reintke também se congratulou com a nomeação de um comissário encarregue de assegurar o cumprimento do Estado de direito, mas pediu "decisões corajosas e coordenadas nos próximos cinco anos" para assegurar que o Estado de direito não se degrada na União.

Leia Também: Von der Leyen pede que Albuquerque "desbloqueie investimento" para UE

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas