Kyiv investe mais 10,8 mil milhões de euros no exército até final do ano

O parlamento ucraniano aprovou esta quarta-feira a afetação de mais 500 mil milhões de grivnas (cerca de 10,8 mil milhões de euros) para cobrir as necessidades de financiamento do exército até ao final do ano, indicaram fontes governamentais e parlamentares.

Notícia

© Lusa

Lusa
18/09/2024 13:02 ‧ 18/09/2024 por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

O primeiro-ministro ucraniano, Denis Shmigal, já tinha explicado que o orçamento inicial para 2024 não seria suficiente, uma vez que tinha sido calculado tendo em conta que a guerra terminaria este verão.

 

A Ucrânia gasta 100% dos impostos cobrados internamente em despesas militares e de defesa e cobre o financiamento dos serviços públicos e outras despesas civis graças à ajuda internacional.

Tal como Shmigal explicou na altura, cada soldado custa ao Estado ucraniano uma média de 32.000 dólares (28.760 euros) por ano.

O orçamento retificativo aprovado hoje deverá ser financiado através da emissão de dívida e do aumento de impostos, nomeadamente os que incidem sobre o tabaco e os combustíveis, afirmou Roksolana Pidlasa, presidente da comissão parlamentar do Orçamento.

Na terça-feira, o parlamento ucraniano (Verkhovna Rada) aprovou em primeira leitura (que necessitará de uma segunda votação para ser aprovado) um aumento de 1,5% para 5% dos impostos que afetam o chamado "imposto de guerra", cobrado aos contribuintes para financiar o exército.

A nova legislação aumenta também os impostos sobre vários segmentos de contribuintes e introduz alterações na tributação dos bancos e das empresas.

A Ucrânia tem contado com ajuda financeira e em armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022.

Leia Também: Drones ucranianos atingem depósito militar no interior da Rússia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas