Meteorologia

  • 25 SEPTEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 24º

AO MINUTO: Portugueses? "Temos mecanismos"; "Guerra total" é possível

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a situação no Líbano.

AO MINUTO: Portugueses? "Temos mecanismos"; "Guerra total" é possível
Notícias ao Minuto

25/09/24 09:47 ‧ Há 9 Horas por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Mundo Líbano

Os ataques israelitas levados a cabo em várias regiões do sul e leste do Líbano, nos últimos dias, provocaram centenas de mortos e milhares de feridos. Entre os mortos confirmados estão comandantes do Hezbollah, entre os quais Ibrahim Qubais, num ataque em Beirute, informação avançada pela Reuters.

 

Para discutir esta escalada de violência, o Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se de urgência esta quarta-feira, por volta das 23h00 em Lisboa, e vai contar com a presença do secretário-geral da ONU, António Guterres.

Há mais de 11 meses que as forças israelitas e o Hezbollah estão envolvidos num intenso fogo cruzado ao longo da fronteira entre o Líbano e Israel, nos piores confrontos desde a guerra de 2006, que se intensificaram fortemente este verão, após um ataque da milícia pró-iraniana que matou 12 crianças nos Montes Golã, ocupados por Israel desde 1967.

Ataques israelitas ao Líbano põem civis em grave perigo, diz HRW

Lusa | há 38 minutos

A organização Human Rights Watch (HRW) alertou hoje para o "grave perigo" que os ataques israelitas no Líbano representam para a população civil, pedindo uma investigação internacional sobre as hostilidades em curso no país e no norte de Israel.

Os bombardeamentos do Exército israelita ao Líbano fizeram pelo menos 558 mortos na segunda-feira, o maior número de mortos num só dia desde a guerra civil naquele país (1975-1990), ao passo que o movimento xiita libanês Hezbollah disparou 'rockets' para o norte de Israel, obrigando civis israelitas a refugiar-se em abrigos.

"Mais de mil ataques israelitas em todo o Líbano" esta semana "mataram centenas de pessoas e feriram milhares (...), colocando os civis em grave perigo", advertiu a organização não-governamental (ONG) de defesa dos direitos humanos num comunicado.

Ataques israelitas ao Líbano põem civis em

Ataques israelitas ao Líbano põem civis em "grave perigo", diz HRW

A organização Human Rights Watch (HRW) alertou hoje para o "grave perigo" que os ataques israelitas no Líbano representam para a população civil, pedindo uma investigação internacional sobre as hostilidades em curso no país e no norte de Israel.

Lusa | 18:31 - 25/09/2024

Biden diz que "guerra total" é possível, mas ainda acredita em solução

Lusa | há 39 minutos

O presidente norte-americano admitiu esta quarta-feira ser possível "uma guerra total", à medida que os combates entre Israel e o Hezbollah se intensificam, mas esperando ser ainda possível encontrar uma saída para evitar mais derramamento de sangue.

Os comentários de Joe Biden foram feitos numa entrevista no programa "The View", da cadeia de televisão ABC, e surgem após dias de confrontos entre Israel e os combatentes do Hezbollah, apoiados pelo Irão, no Líbano, que mataram centenas de pessoas e reacenderam os receios de uma guerra mais vasta no Médio Oriente.

No entanto, o líder norte-americano considera que ainda existe "a possibilidade de um acordo que possa mudar fundamentalmente toda a região".

Leia mais aqui.

"Temos mecanismos prontos" para apoiar retirada de portugueses do Líbano

Carmen Guilherme | há 2 horas

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, garantiu, esta quarta-feira, que o Governo tem "mecanismos que estão prontos" para a retirada de portugueses do Líbano, reiterando ainda o apelo para que os cidadãos nacionais evitem viajar para países do Médio Oriente, perante a situação vivida na região.

"Temos mecanismos prontos" para apoiar retirada de portugueses do Líbano

Montenegro assegura a existência de um "plano".

Carmen Guilherme | 17:00 - 25/09/2024

Israel prepara-se para possível operação terrestre no Líbano

Notícias ao Minuto com Lusa | há 2 horas

O chefe do Estado-Maior de Israel, Herzi Halevi, disse, esta quarta-feira, que os militares do país estão a preparar-se para uma possível operação terrestre no Líbano, à medida que o Hezbollah lança dezenas de projéteis contra Israel, incluindo um míssil direcionado a Telavive - que simboliza o ataque mais profundo do grupo extremista até agora, segundo a agência de notícias Associated Press.

Halevi explicou que os mais recentes ataques aéreos israelitas foram projetados para "preparar o terreno para a possível entrada [no Líbano] e continuar a degradar o Hezbollah".

"Estamos a preparar o processo de manobra", continuou, garantindo que o objetivo é permitir que os cidadãos do norte de Israel deslocados possam regressar às suas casas.

Leia mais aqui.

Sobe para 51 o número de mortos nos novos ataques israelitas no Líbano

Lusa | há 2 horas

O ministro da Saúde libanês, Firass Abiad, avançou que pelo menos 51 pessoas morreram e mais de 220 ficaram feridas na sequência dos intensos ataques israelitas que visaram esta quarta-feira várias localidades no Líbano.

"Desde hoje de manhã, 51 pessoas foram mortas e 223 ficaram feridas nos vários ataques" contra o Líbano, disse o ministro, durante uma conferência de imprensa. 

Mais de 90 mil deslocados no Líbano desde segunda-feira

Lusa | há 3 horas

Os ataques israelitas no Líbano provocaram mais de 90 mil deslocados desde o início da semana, anunciou esta quarta-feira a ONU.

Desde segunda-feira, foram registados 90.530 novos deslocados, disse a Organização Internacional para as Migrações (OIM), organização que integra o sistema da ONU, num comunicado citado pela agência francesa AFP.

A ONU contabilizou 200.000 pessoas deslocadas no Líbano desde que a organização xiita libanesa Hezbollah começou a disparar foguetes contra o norte de Israel há quase um ano, o que provocou a retaliação israelita.

Mais de 90 mil deslocados no Líbano desde segunda-feira

Mais de 90 mil deslocados no Líbano desde segunda-feira

Os ataques israelitas no Líbano provocaram mais de 90 mil deslocados desde o início da semana, anunciou esta quarta-feira a ONU.

Lusa | 15:45 - 25/09/2024

Balanço de novos ataques israelitas no Líbano sobe para 15 mortos

Lusa | há 5 horas

O Ministério da Saúde do Líbano atualizou para 15 mortos o balanço de vítimas dos ataques israelitas que visaram hoje cinco aldeias do país, incluindo duas em áreas montanhosas fora dos bastiões do movimento xiita libanês Hezbollah.

O anterior balanço das autoridades libanesas tinha dado conta de três mortos.

Um ataque israelita na aldeia de Joun, na montanha Chouf, a sul de Beirute, matou quatro pessoas, informaram as autoridades libanesas, que referiram ainda um outro ataque em Maaysara, uma aldeia xiita na montanha predominantemente cristã a norte de Beirute, onde morreram mais três pessoas.

ONU aumenta apoio para pessoas que fogem do Líbano para a Síria

Lusa | há 6 horas

A ONU declarou hoje que está a aumentar o apoio para milhares de famílias libanesas e sírias que estão em fuga do Líbano para a Síria, devido aos ataques aéreos israelitas contra o Hezbollah ao território libanês.

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) afirmou num comunicado que está "a aumentar o seu apoio para o número crescente de pessoas deslocadas" no Líbano.

"Milhares de famílias libanesas e sírias estão a fugir em desespero do Líbano para a Síria, enquanto os ataques aéreos israelitas continuam a ter um impacto devastador na vida dos civis", referiu a nota.

Líder iraniano nega que morte de comandantes afete Hezbollah

Lusa | há 6 horas

O líder supremo iraniano, 'ayatollah' Ali Khamenei, admitiu hoje que o assassínio de comandantes do Hezbollah por Israel no Líbano causou danos no movimento xiita libanês, mas afirmou que não afetará as capacidades e o poder do grupo xiita.

"Algumas das forças eficazes e valiosas do Hezbollah foram martirizadas, o que sem dúvida causou danos ao Hezbollah, mas não é isso que vai deixar o grupo de joelhos"

"A força organizacional e humana do Hezbollah vale muito mais do que isso. A sua autoridade, as suas capacidades, o seu poder (...) não serão seriamente afetados pela perda destes mártires"", indicou Khamenei.

O 'ayatollah' considerou também hoje que o Hezbollah tem "protegido" Gaza desde o início do conflito.

ONG da Noruega alerta que meio milhão de palestinianos precisa de ajuda

Lusa | há 6 horas

A organização não-governamental Conselho Norueguês para os Refugiados (NRC) alertou hoje que um milhão de palestinianos precisa de abrigo seguro na Faixa de Gaza antes do inverno.

O organismo com sede em Oslo lamentou que o ritmo lento de entrada de ajuda devido às restrições israelitas esteja a impedir as organizações não-governamentais de fornecer bens e materiais necessários.

"Forçadas a fugir vezes sem conta, centenas de milhares de famílias de Gaza estão a viver em tendas inadequadas e em abrigos improvisados", afirmou Adison Ely, coordenador dos abrigos do NRC em Gaza.

 

Papa condena "terrível escalada" da violência no Líbano

Lusa | há 5 horas

O Papa Francisco denunciou hoje a "terrível escalada" da violência no conflito entre Israel e o movimento xiita Hezbollah no Líbano, qualificando-a de inaceitável, e apelou à comunidade internacional para fazer todos os esforços para encerrar o conflito.

"Estou triste com as notícias vindas do Líbano, onde intensos bombardeamentos causaram inúmeras vítimas e destruição nos últimos dias. Espero que a comunidade internacional faça todos os esforços possíveis para colocar um fim a esta terrível escalada""Expresso o meu apoio ao povo libanês que já sofreu muito no passado recente", acrescentou Francisco, apelando à oração "por todas as pessoas que sofrem por causa da guerra".

3 mortos e 9 feridos em ataque israelita em Beirute

Sofia Martins com Anabela Sousa Dantas e Lusa | há 5 horas

Um ataque aéreo por parte de Israel na região de Keserwan, no norte de Beirute, esta quarta-feira, matou três pessoas e deixou outras nove feridas.

O exército israelita disse num comunicado que estava "a realizar ataques em grande escala no sul do Líbano e na região de Bekaa, no leste do país vizinho".

 
"Os pormenores serão divulgados em breve", acrescentou, citado pela agência francesa AFP.

 

Iraque, Jordânia e Egito acusam Israel de querer a guerra total

Lusa | há 9 horas

Os chefes da diplomacia do Egito, Iraque e Jordânia acusaram hoje Israel de estar a "empurrar a região para uma guerra total" condenando a "agressão" israelita ao Líbano. 

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos três países alertam diretamente sobre um "perigoso" agravamento da situação militar na região.

"Parar esta escalada começa por parar a agressão israelita em Gaza", refere-se na declaração conjunta dos três países emitida em Nova Iorque à margem dos trabalhos da Assembleia Geral das Nações Unidas. 

Hezbollah diz ter lançado míssil contra sede da Mossad

Lusa | há 5 horas

O movimento xiita libanês Hezbollah, alvo de ataques de Israel no Líbano, afirmou hoje ter disparado um míssil balístico contra a sede da Mossad, serviços secretos exteriores israelitas, em Telavive.

"A resistência islâmica lançou um míssil balístico Qader 1 às 06:30 [04:30 em Lisboa] hoje (...) visando a sede da Mossad nos arredores de Telavive"

O exército israelita ainda não confirmou este anúncio.

Alto comandante do Hezbollah morto em ataque em Beirute

Lusa | há 5 horas

O Hezbollah confirmou que um dos chefes militares, Ibrahim Mohammed Kobeissi, morreu na terça-feira, nos subúrbios do sul de Beirute, num bombardeamento israelita que causou um total de seis mortos e 15 feridos, indicou o Ministério da Saúde libanês.

O exército israelita tinha já afirmado "ter eliminado" este "comandante da rede de mísseis e foguetes do Hezbollah" e "pelo menos dois" outros comandantes no mesmo ataque.

Israel interceta míssil disparado a partir do Líbano

Lusa | há 9 horas

Sirenes antiaéreas soaram hoje em Telavive, depois de terem identificado e intercetado um míssil lançado a partir do Líbano, anunciou o exército israelita:

Na sequência das sirenes que soaram nas regiões de Telavive e Netanya, foi identificado um míssil terra-terra proveniente do Líbano, que foi intercetado pela defesa aérea

Entretanto, os bombardeamentos israelitas no Líbano prosseguiam, pelo terceiro dia consecutivo, provocando a fuga de milhares de pessoas do sul do país, numa altura em que a comunidade internacional tenta evitar um conflito regional.

Conselho de Segurança da ONU reúne-se hoje de urgência

Lusa | há 9 horas

O Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se de urgência esta quarta-feira para discutir a situação no Líbano, onde os bombardeamentos israelitas nos últimos dias fizeram cerca de 600 mortos. A reunião solicitada pela França terá lugar às 18h00 (23h00 em Lisboa), com a presença do secretário-geral da ONU, António Guterres.

Início de cobertura

Sofia Martins e Anabela Sousa Dantas | há 9 horas

Bom dia! Vamos dar início ao acompanhamento da intensificação do conflito no Médio Oriente, com os confrontos entre Israel e Líbano como principal destaque. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório