"Em resposta ao martírio de Haniye, de Hassan Nasrallah e do mártir [Abbas] Nilforushan [ex-comandante da Guarda Revolucionária iraniana morto na sexta-feira em Beirute], atacámos o coração dos territórios ocupados", declarou num comunicado divulgado pela agência iraniana ISNA.
Já a agência noticiosa estatal IRNA relatou que "imagens de vídeo de diferentes cidades do Irão, como a capital, Teerão, mostram que foram disparados mísseis contra a entidade sionista".
"Teerão, Isfahan, Tabriz, Shiraz, Khorramabad, Arak, etc., em todo o Irão, testemunharam o lançamento de mísseis para o céu", descreveu a mesma agência.
A televisão estatal IRIB celebrou o ataque, com um locutor que declarou: "Vão tirar-vos das vossas casas e castigar-vos, vocês, judeus, serão castigados", enquanto eram transmitidas imagens do ataque.
Este anúncio surge depois de o exército israelita ter informado que tinham sido disparados mísseis do Irão, pouco depois das 19:30 locais (menos duas horas em Lisboa), e ordenado à população para procurar abrigo.
De acordo com o exército israelita, soaram sirenes de alarme em todo o país.
Poucos minutos depois, as Forças de Defesa de Israel indicaram que sirenes estavam a soar em todo o país e imagens televisivas mostravam, em direto, o sistema de defesa antiaérea israelita a visar alvos sobre os céus de Telavive.
A agência de notícias France-Presse (AFP) relatou que estavam a ser intercetados dezenas de mísseis nos céus de Jerusalém.
Leia Também: Israel garante que explosões são de mísseis iranianos intercetados