Um montanhista e atleta paralímpico de Veneza, em Itália, ficou estupefacto quando se cruzou com uma frase pintada... numa pedra dolomita que faz parte do sistema montanhoso de Tre Cime di Lavaredo, protegido pela UNESCO, onde foram descobertas pegadas de dinossauro em 1992.
Há mais de 200 milhões de anos, estes animais caminhavam pelo local, onde alguém decidiu, agora, deixar gravada uma mensagem contra o turismo na região.
A agência italiana ANSA diz que a descoberta foi feita por Moreno Pesce, na quarta-feira. O montanhista cruzou-se com a mensagem quando treinava e aproveitou para publicar um vídeo do momento, lamentando que "não era um amanhecer feliz para Tre Cime".
A rocha em questão, que inclui pegadas fossilizadas de dinossauros que remontam ao período Triássico, está situada ao longo do caminho que liga Auronzo e Lavaredo.
"Turisti andate a casa". La scritta è apparsa su un masso delle Tre Cime di Lavaredo dove furono scoperte le impronte di un dinosauro. La denuncia dell'alpinista Moreno Pesce. pic.twitter.com/cBDH3MKU0U
— Tg3 (@Tg3web) October 2, 2024
"A primeira pessoa que deveria ficar em casa é o autor do gesto, se confunde a liberdade de pensamento com a de viver nas montanhas, desfigurando os mais belos picos do mundo. Estamos perante um ato absolutamente condenável", acusou o presidente da Região do Veneto, Luca Zaia, citado pela Rai News.
Leia Também: Descoberto fóssil raro de planta primitiva extinta na região do Bussaco