Israel deteta 120 foguetes e dois drones lançados do Líbano
O exército israelita afirmou hoje ter detetado 120 foguetes e dois 'drones' lançados a partir do Líbano contra o norte de Israel, alguns dos quais foram intercetados e os demais atingidos, desconhecendo-se a existência de vítimas.
© Getty Images
Mundo Médio Oriente
Num comunicado, o exército israelita afirmou na respetiva conta na plataforma Telegram que o Hezbollah tinha disparado mais de 120 projéteis do Líbano para o território israelita até às 16h00 locais de hoje (14h00 em Lisboa).
Num comunicado divulgado anteriormente, o exército israelita disse que 25 projéteis foram disparados contra a zona da Alta Galileia, fazendo soar os alarmes antiaéreos. Alguns foram intercetados e outros atingiram os alvos.
O exército israelita informou ainda que dois 'drones' atravessaram hoje o Líbano, tendo um deles sido intercetado ao largo da costa da cidade de Nahariya e o outro caído numa área deserta.
Israel tem trocado tiros com o grupo xiita Hezbollah, aliado do Irão, do outro lado da fronteira libanesa há quase um ano e, na segunda-feira passada, após uma semana de pesados bombardeamentos israelitas no sul e no leste do Líbano, as autoridades anunciaram que iam enviar tropas para o sul do Líbano para desmantelar as infraestruturas da milícia.
Após quase dois dias sem relatos de combates, o exército israelita confirmou quarta-feira à noite a morte de oito soldados em confrontos com o Hezbollah no sul do Líbano.
Além disso, as forças israelitas lançaram vários ataques contra Beirute, concentrando-se principalmente nos subúrbios do sul da cidade, um reduto do Hezbollah, tendo abatido vários altos funcionários do Hezbollah, incluindo o secretário-geral, Hassan Nasrallah.
Segundo as autoridades libanesas, os pesados bombardeamentos já provocaram a morte de cerca de 2.000 pessoas e deixaram um milhão de desalojados.
Leia Também: Mortos no Líbano 97 paramédicos e bombeiros em ataques de Israel
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com