Ministério da Defesa russo confirma tomada da cidade de Vuhledar

O Ministério da Defesa russo confirmou hoje a tomada da cidade ucraniana de Vuhledar, abrindo caminho para o controlo do sul do Donbass pelo exército de Moscovo.

Notícia

© Reuters

Lusa
03/10/2024 16:50 ‧ 03/10/2024 por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

"Como resultado das ações resolutas das unidades do agrupamento militar Vostok (Leste), a cidade de Vuhledar foi libertada da República Popular de Donetsk", lê-se num comunicado militar publicado no Telegram.

 

Na quarta-feira, Kiev tinha também confirmado a retirada de forças ucranianas que defendiam a localidade de Vugledar, flanco sul da região oriental de Donetsk, o que tinha sido anunciado inicialmente pela Rússia, que conquistou o município. 

As autoridades da República Popular de Donetsk tinham informado na véspera que as forças russas estavam a expulsar os últimos defensores ucranianos da cidade, que Moscovo tentava em vão conquistar desde março de 2022.

A conquista de Vuhledar é a maior vitória militar para Moscovo desde a tomada, em fevereiro deste ano, de Avdivka, a principal cidade controlada pelos ucranianos nos arredores da capital de Donetsk.

O Presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, considerou hoje "absolutamente correta" a decisão de retirar da cidade, enquanto se encontrava com o novo Secretário-Geral da NATO, Mark Rutte, em Kiev.

"O nosso povo é muito mais importante do que qualquer edifício", afirmou.

Rutte afirmou que a perda de Vuhledar se deve à impossibilidade de atingir alvos em território russo com mísseis de longo alcance, na ausência de luz verde do Ocidente.

No entanto, oficiais ucranianos disseram à televisão que a razão para a queda da cidade de Donetsk é a falta de homens para manter as posições face ao avanço russo.

Com uma população de mais de 14.000 habitantes antes da guerra, Vuhledar foi um dos principais alvos da ofensiva russa que começou no Donbass em outubro de 2023.

Segundo a imprensa norte-americana, as tropas russas estão a conquistar território a uma velocidade nunca vista no Donbass desde o início da campanha militar.

Nas próximas semanas, estimam que a Ucrânia perca também o controlo de Pokrovsk, um dos principais alvos da atual ofensiva russa, que inclui também Toretsk.

No entanto, o exército russo ainda não conseguiu expulsar as tropas ucranianas que entraram na região de Kursk a 06 de agosto.

Leia Também: Moscovo começa a retirar cidadãos russos do Líbano

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas