Os Mossos d'Esquadra, a polícia regional da Catalunha, em Espanha, detiveram quatro jovens, com idades entre os 18 e os 19 anos, por terem alegadamente espancado duas pessoas em situação de sem-abrigo, que tiveram de ser hospitalizadas devido aos ferimentos causados.
O caso aconteceu em Blanes, Girona, remontando a 27 de setembro, quando as autoridades ficaram a saber que uma pessoa em situação de sem-abrigo tinha sido agredida.
Tratava-se de um homem de 65 anos que vivia numa barraca e tinha hematomas no corpo, para além de lesões na cabeça e hemorragias, pelo que teve de ser transportado para uma unidade hospitalar em Girona em estado grave.
No dia seguinte, outro homem, também ele em situação de sem-abrigo, apresentou-se numa esquadra local com lesões compatíveis com uma agressão, hematomas na cara, hemorragia num olho e o nariz partido, alegadamente agredido pelo mesmo grupo de jovens.
As detenções aconteceram a 1 de outubro e a investigação permitiu concluir que as ações foram previamente planificadas, com vários dias de antecedência. Terão sido motivadas unicamente pelo ódio contra as vítimas, devido à sua condição de sem-abrigo.
Suspeita-se que o mesmo grupo - que passará à disposição judicial na quinta-feira - poderá ter levado a cabo outras agressões semelhantes.
Leia Também: Investigada morte de criança após receber alta de hospital em Espanha