Uma placa azul falsa foi erguida no exterior de um supermercado Tesco na zona de Walthamstow, em Londres, no Reino Unido, para celebrar a compra da alface que ultrapassou a longevidade do governo da antiga primeira-ministra Liz Truss.
Ao fim de 49 dias enquanto chefe do governo, Truss foi vencida por uma alface de cerca de 60 cêntimos, que envergava uma peruca loira, na competição lançada pelo tabloide britânico Daily Star.
Aquele meio iniciou uma transmissão em direto na sequência da instabilidade do governo da responsável, que sucedeu a Boris Johnson como primeira-ministra a 6 de setembro de 2022, depois de ter derrotado Rishi Sunak na disputa pela liderança do Partido Conservador.
A competição, que culminou com o pedido de demissão de Truss, durou apenas sete dias. Para celebrar a vitória, a fotografia da chefe do governo foi derrubada, e a alface, que estava munida com uma coroa e um grande sorriso, festejou com comes e bebes, entre um espetáculo de música e de luzes.
The plucky lettuce that beat @trussliz has been commemorated with a blue plaque outside the Tesco in #Walthamstow where it was bought.#LizTruss #LettuceLiz pic.twitter.com/ryysR2gZOl
— Spice Albert (@SpiceAlbert) October 4, 2024
Saliente-se que, em agosto deste ano, Liz Truss abandonou o palco durante a apresentação de um livro quando, nas suas costas, e sem que se apercebesse, uma tarja surgiu com a imagem de uma alface com olhos postiços e a frase 'Eu destruí a economia'.
“Não tem piada”, disse.
Leia Também: "Destruí a economia". Liz Truss é interrompida por tarja com... alface