Sammy Basso, um jovem italiano que sofria da doença rara de Hutchinson-Gilford (SPHG), conhecida como progéria, morreu, aos 28 anos. Segundo a agência de notícias Reuters, Basso era o sobrevivente mais velho da síndrome que provoca o envelhecimento precoce.
"Ontem à noite, 5 de outubro, Sammy Basso morreu, subitamente, após um dia de festa rodeado pelo carinho daqueles que o amavam", anunciou, este domingo, a Associazione Italiana Progeria Sammy Basso (Aiprosab) numa publicação nas redes sociais.
"Estamos profundamente gratos pelo privilégio de ter partilhado com ele uma parte do nosso percurso. Ensinou-nos a todos que, embora os obstáculos da vida possam por vezes parecer intransponíveis, vale a pena vivê-la ao máximo", acrescentou.
Basso nasceu em Schio, na província italiana de Vicenza, a 1 de dezembro de 1995 e foi diagnosticado com progéria - uma síndrome genética extremamente rara que acelera o envelhecimento - aos dois anos. Em 2018, licenciou-se em Ciências Naturais pela Universidade de Pádua com uma tese sobre a existência de terapias para abrandar o curso da doença, cuja esperança média de vida é de cerca de 13 anos.
Nas redes sociais, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, lamentou a morte do jovem, que descreveu como "um exemplo extraordinário de coragem, fé e positivismo".
"Enfrentou todos os desafios com um sorriso, provando que a força de espírito pode ultrapassar qualquer obstáculo. O seu empenho na investigação da progéra e a sua capacidade de inspirar os outros serão para sempre um modelo a seguir. O Sammy mostrou-nos a todos o que significa viver com paixão e determinação, nunca perdendo a alegria e a vontade de lutar", escreveu a governante.
Sammy Basso è stato un esempio straordinario di coraggio, fede e positività. Ha affrontato ogni sfida con il sorriso, dimostrando che la forza d’animo può superare qualsiasi ostacolo.
— Giorgia Meloni (@GiorgiaMeloni) October 6, 2024
Il suo impegno per la ricerca sulla progeria e la sua capacità di ispirare gli altri rimarranno… pic.twitter.com/cKw465JimU
Basso, recorda a Reuters, tornou-se famoso através do documentário da National Geographic 'Sammy's Journey', que relata a sua viagem ao longo da Route 66 nos Estados Unidos, de Chicago a Los Angeles, com os seus pais e um dos seus melhores amigos, Riccardo.
Leia Também: Manifestação pró-Palestina em Roma marcada por confrontos com a polícia