O presidente russo Vladimir Putin celebra, esta segunda-feira, 07 de outubro, 72 anos e, à semelhança de anos anteriores, vai passar o dia de aniversário a trabalhar.
Note-se que esta será a 21.ª vez que Putin celebra a data enquanto chefe de Estado.
De acordo com a agência de notícias estatal russa TASS, Putin começa a manhã a receber felicitações de líderes estrangeiros, ao mesmo tempo que tem também várias reuniões de trabalho previstas.
À noite, Putin vai reunir-se com os chefes de Estado da Comunidade dos Estados Independentes, que estão em Moscovo para uma cimeira na terça-feira.
Putin não tem horas para trabalhar, como já havia realçado o Kremlin, que destacou que o líder russo está "praticamente de serviço 24 horas por dia".
Já o presidente russo prefere desviar as atenções quando questionado sobre a data. "É o meu aniversário, não é um feriado nacional. Parece-me imodesto exagerar a importância deste acontecimento", disse, segundo cita a TASS.
Ainda assim, Putin não dispensa os presentes. Em 2022, por exemplo, quando celebrou 70 anos, recebeu um trator oferecido pelo seu homólogo bielorrusso, Alexander Lukashenko. Já em 2017, Gurbanguly Berdimuhamedov, antigo presidente do Turquemenistão, tinha-lhe oferecido um cão, da raça pastor-da-ásia-central.
Leia Também: Começou julgamento de jornalistas russos que colaboraram com Navalny