Stoltenberg, de 65 anos, assume funções no final da 61.ª edição da conferência, que irá acontecer entre 14 a 16 de fevereiro 2025, informou esta terça-feira a organização do evento num comunicado.
"É uma grande honra assumir a presidência da Conferência de Segurança de Munique e contribuir para a missão 'Paz através do diálogo'", afirmou o político norueguês.
"Poucas plataformas internacionais são tão importantes como a MSC para promover a prevenção de conflitos, o diálogo e a cooperação internacional", prosseguiu.
Stoltenberg irá substituir o diplomata alemão, Christoph Heusgen, que ocupa o cargo desde 2022.
Após dez anos à frente da NATO, Stoltenberg acaba de passar o testemunho ao ex-primeiro-ministro neerlandês Mark Rutte.
O norueguês instou veementemente a Aliança Atlântica a reforçar o seu apoio à Ucrânia, em especial após a invasão russa em fevereiro de 2022.
O antigo secretário-geral da NATO propôs e obteve um compromisso dos aliados para fornecer à Ucrânia pelo menos 40 mil milhões de euros por ano e a responsabilidade total da Aliança pela concessão da ajuda militar ocidental.
"Graças à sua reputação mundial e à sua imensa experiência, Jens Stoltenberg trará um papel ainda maior e mais global à conferência", afirmou Wolfgang Ischinger, antigo diretor da MSC e presidente do conselho de administração da fundação que promove o evento, na mesma nota informativa.
Leia Também: Portugal quer papel da NATO reforçado "como garante de paz"