Meteorologia

  • 09 OCTOBER 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 23º

Supremo brasileiro autoriza regresso "imediato" da rede social X ao país

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou o desbloqueio “imediato” da rede social X, depois de a plataforma pagar a multa de 4,7 milhões de euros por incumprimento de decisões judiciais.

Supremo brasileiro autoriza regresso "imediato" da rede social X ao país
Notícias ao Minuto

08/10/24 22:01 ‧ Há 2 Horas por Lusa

Tech Brasil

Em comunicado, o STF indicou que o juiz Alexandre de Moraes “autorizou o retorno das atividades da rede social X (antigo Twitter) no Brasil e determinou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adote as providências para a retomada do serviço da plataforma”.

 

A rede social X está suspensa desde 30 de agosto no âmbito de um processo criminal por desinformação e crimes de ódio na internet.

O juiz Alexandre de Moraes tomou essa decisão devido à recusa da empresa de Elon Musk em remover uma dezena de perfis dedicados à desinformação e ligados à extrema-direita.

Na mesma nota, a mais alta instância do poder judiciário brasileiro sublinhou que o regresso da plataforma ao país “foi condicionado, unicamente, ao cumprimento integral da legislação brasileira e da absoluta observância às decisões do Poder Judiciário, em respeito à soberania nacional”.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) não verificou motivos que impeçam o regresso das atividades da empresa.

Elon Musk recusou-se durante semanas a cumprir as ordens de remoção dos perfis e, após receber um ultimato do juiz, anunciou que estava a o encerramento escritório da rede social no país e a dispensar a representação legal no país, apesar das exigências da lei brasileira.

O magnata Acusou ainda Alexandre de Moraes de ser um “ditador de toga” que ameaçava a liberdade de expressão e juntou-se aos apelos do ex-presidente Jair Bolsonaro para que fosse aberto um processo de impeachment contra o juiz.

No entanto, no final de setembro, o magnata recuou nas suas provocações, voltou a nomear representantes legais no país e concordou em cumprir as ordens judiciais sobre a remoção de perfis.

[Notícia atualizada às 22h43]

Leia Também: Rede social X paga multas e pede a Supremo do Brasil que levante bloqueio

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório