Depois da intervenção de Viktor Orbán no PE, em Estrasburgo (França), para apresentar as prioridades da presidência húngara do Conselho da União Europeia (UE), a presidente do parlamento, Roberta Metsola, anunciou que discursaria Ursula von der Leyen.
Um grupo de eurodeputados da Esquerda e socialistas começou a cantar o refrão da música 'Bella Ciao', que ficou conhecida pela importância que adquiriu na luta antifascista italiana durante o regime de Benito Mussolini e contra as tropas nazis.
Um grupo de eurodeputados do Patriotas pela Europe, grupo político que nasceu nesta legislatura e que agrega os dois eurodeputados do Chega, levantou-se para aplaudir Viktor Orbán.
O grupo, que incluiu o eurodeputado português Tiago Moreira de Sá, continuou a aplaudir, enquanto os eleitos à esquerda continuavam a cantar, impedindo a presidente da Comissão Europeia de intervir no plenário.
Roberta Metsola exigiu respeito pela instituição, mas os eurodeputados não acederam.
Face à Orban qui parade au Parlement 🇪🇺 sous les applaudissement de l'extrême-droite, mon groupe @Left_EU se lève et chante Bella Ciao dans l'hémicycle.
— Manon Aubry (@ManonAubryFr) October 9, 2024
Face à la menace brune qui progresse partout en Europe, le combat antifasciste est essentiel.
Siamo tutti antifascisti pic.twitter.com/RqXNK7dhbI
"Isto não é a Eurovisão. Isto mais parece a 'Casa de Papel', mas isto não é a Eurovisão, vamos respeitar a dignidade desta casa", criticou a presidente do Parlamento Europeu, aludindo à série televisiva espanhola que voltou a popularizar a canção nos últimos anos.
[Notícia atualizada às 11h16]
Leia Também: Von der Leyen questiona se Hungria culpa húngaros por invasão soviética