Músicas como 'My Way', de Frank Sinatra, e 'These Are The Days Of Our Lives', dos Queen, estão entre as mais populares para as pessoas em fim de vida, de acordo com um estudo realizado pela organização de caridade britânica Marie Curie.
A compilação foi feita graças a mil pessoas cujos entes queridos receberam cuidados de fim de vida, que deram conta de que a música desempenhou um "papel vital", noticiou o The Telegraph.
De acordo com o trabalho, 84% dos inquiridos concordaram que a música relaxou e acalmou os seus entes queridos, enquanto seis em cada 10 (61%) asseguraram que ajudou a aliviar a ansiedade e o sofrimento emocional.
"A doença terminal, a dor e o medo de morrer podem provocar sentimentos de impotência e isolamento, mesmo entre familiares e amigos próximos. A musicoterapia pode ajudar as pessoas a exprimir os seus sentimentos e a sentirem-se melhor, independentemente da sua saúde ou situação emocional", esclareceu a especialista em musicoterapia e investigadora sénior honorária da Marie Curie na Queen's University Belfast, Tracey McConnell.
Além da lista de canções, a instituição divulgou ainda um relatório sobre as prioridades das pessoas relativamente à forma como gostariam de viver os seus últimos meses, semanas e dias, no qual concluiu que a grande maioria (83%) dos 10.500 adultos inquiridos salientou que a qualidade de vida era mais importante do que a duração da vida quando se está gravemente doente.
Mais de metade (56%) disse que preferia morrer em casa, ao mesmo tempo que 38% confessou que desejava não ter dores nos últimos dias de vida.
"Não surpreende que a qualidade de vida seja um fator central, com a ausência de dor, a possibilidade de manter a dignidade e o respeito por si próprio e o facto de estar rodeado de entes queridos. Isto corresponde ao que eu e os meus colegas ouvimos todos os dias das pessoas que apoiamos, quer seja no centro de cuidados paliativos, em casa das pessoas ou através da linha de apoio", indicou a enfermeira da Marie Curie em Cardiff, Jan Palmer.
A profissional de saúde reforçou, contudo, que "o que é profundamente preocupante é a frequência com que estas necessidades básicas não são satisfeitas".
"Todas as pessoas merecem os melhores cuidados paliativos e de fim de vida possíveis, independentemente de quem são e de onde vivem", defendeu.
Eis o top 10:
- 'My Way' – Frank Sinatra
- 'I Will Always Love You' – Whitney Houston
- '(Simply) The Best' – Tina Turner
- 'Over The Rainbow' – Judy Garland
- 'Girls Just Want to Have Fun' – Cyndi Lauper
- 'Angels' – Robbie Williams
- 'What A Wonderful World' – Louis Armstrong
- 'Beautiful' – Christina Aguilera
- 'Hey Jude' – The Beatles
- These Are The Days Of Our Lives – Queen
Leia Também: Furacão Milton: Florida em alerta, presos realojados. "Quem ficar, morre"