A Ucrânia possui vários sistemas Patriot fornecidos pelos seus aliados ocidentais e utiliza-os para combater os bombardeamentos russos diários.
As tropas russas "atingiram (...) dois lançadores de Patriot", declarou o Ministério da Defesa da Rússia no seu relatório diário, sem especificar quando é que isso aconteceu.
Na véspera, o exército russo tinha publicado na rede social Telegram um vídeo filmado do ar que mostrava um ataque de mísseis Iskander a uma bateria Patriot na região ucraniana de Dnipropetrovsk (centro-leste).
Segundo a fonte, um lançador de Patriot foi destruído e outro danificado, informações que, segundo a agência noticiosa France-Presse (AFP), não pôde confirmar nem as afirmações nem a autenticidade das imagens.
O porta-voz da Força Aérea ucraniana, Yuri Ignat, confirmou hoje que um sistema deste tipo tinha sido atingido na véspera por um ataque russo na região de Dnipropetrovsk.
"O inimigo limitou-se a danificar vários equipamentos, mas não os destruiu", afirmou no Facebook.
Na quarta-feira, o sistema estava "a combater um grupo de mísseis balísticos russos, vários dos quais foram intercetados", acrescentou o porta-voz.
Para a AFP, trata-se de um raro comentário oficial sobre os Patriots, pois a Ucrânia mantém em segredo praticamente toda a informação sobre estas armas, a começar pelo total destes sistemas nas suas forças armadas.
"Os sistemas Patriot estão entre os alvos de maior prioridade para o inimigo", porque são a única forma de a Ucrânia "manter a força aérea russa a uma certa distância", que lança mísseis a baixa altitude em áreas próximas da linha da frente, disse Ignat.
Este poderoso sistema de defesa aérea foi fornecido pela primeira vez à Ucrânia na primavera de 2023, para permitir ao exército ucraniano defender mais eficazmente as suas cidades e infraestruturas energéticas.
Um 'bloguer' militar ucraniano, citando a Força Aérea Ucraniana, disse no Telegram que o ataque ocorreu em Pavlograd, uma cidade na região de Dnipropetrovsk que abriga uma fábrica militar, mas que os danos "não foram críticos" e que a bateria permaneceu "operacional".
O sistema Patriot foi instalado nesta área para proteger a região de Dnipropetrovsk e a cidade de Zaporijia de bombas lançadas por aviões russos, disse.
Em junho, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, insistiu que o seu país necessitava de pelo menos mais sete sistemas Patriot, incluindo dois para defender a região de Kharkiv (nordeste), que tem sido alvo de uma ofensiva russa desde o início de maio.
Leia Também: Uso de mísseis de longo alcance em território russo? Cabe a "cada" país