Nobuyo Oyama, a voz da adorada personagem de anime japonês Doraemon, que marcou uma geração de crianças por toda a Ásia (e por todo o mundo), morreu aos 90 anos, a 29 de setembro, devido à idade avançada. A informação foi confirmada pela agência da atriz, esta sexta-feira.
"Gostaríamos de expressar a nossa sincera gratidão pela gentileza que vocês demonstraram à falecida durante a sua vida", diz a agência que aproveitou para pedir desculpa pelo atraso na sua declaração e que revelou, ainda, que foi realizado um funeral privado com os familiares de Nobuyo Oyama.
A atriz japonesa ganhou popularidade ao dar voz à personagem homónima em Doraemon, na animação televisiva, emitida de 1979 a 2005 - apenas um dos três grandes programas na franquia de Doraemon, que se tornou bastante popular globalmente, principalmente em mercados regionais como Hong Kong e Vietname.
Nobuyo Oyama tinha 90 anos de idade© STR/JIJI PRESS/AFP via Getty Images
A franquia inclui dezenas de filmes de animação, jogos de vídeo, álbuns de música e mangá.
As aventuras de Doraemon seguem um gato robótico do século XXII que surge nos dias de hoje para ajudar um jovem rapaz chamado Nobita que "é terrível em tudo", descreve o site oficial. A personagem amigável em tons de azul e branco tem por hábito salvar o Nobita ao tirar engenhocas secretas do futuro de um bolso que tem no estômago.
Oyama nasceu em Tóquio, avança a emissora pública japonesa NHK. Antes de dar voz a Doraemon, desempenhou também um papel no programa de marionetas da NHK "Boo Foo Woo", que decorreu de 1960 a 1967.
No entanto, a sua fama mundial foi proveniente da participação em Doraemon, e fez com que em 1979 a adaptação dela fosse distinguida como a "edição Oyama".
Em julho deste ano foi também anunciada a morte de Noriko Ohara, a voz da personagem Nobita.
Leia Também: Morreu a atriz Cheryl Murray, estrela de 'Coronation Street'