DeSantis elogia recuperação apesar de persistirem inundações na Florida

O governador da Florida, Ron DeSantis, elogiou terça-feira os trabalhos de recuperação após o furacão Milton, destacando que a energia nunca tinha sido restaurada tão rapidamente para tantas pessoas após uma grande tempestade.

Notícia

© Brandon Bell/Getty Images

Lusa
16/10/2024 00:36 ‧ 16/10/2024 por Lusa

Mundo

EUA

 "O Presidente [Ronald] Reagan costumava dizer que as palavras mais aterradoras da língua inglesa são: 'Sou do governo e estou aqui para ajudar'. Há muita sabedoria nisso, mas não acho que o The Gipper [alcunha de Reagan] tenha visto a Florida responder a um desastre natural, porque corremos atrás do prejuízo e fazemos a diferença", destacou o governador republicano, durante uma conferência de imprensa em frente a uma estrada inundada em Zephyrhills.

 

Apesar dos esforços, ainda continuavam hoje cerca de 170 mil clientes sem eletricidade, os rios continuavam a subir em algumas áreas inundadas e o Estado ainda fornecia gás gratuito aos residentes que lutavam para encher os seus tanques, noticiou a agência Associated Press (AP).

Mas DeSantis salientou que mais de 4 milhões de clientes tiveram a energia restabelecida menos de uma semana, após a tempestade de categoria 3.

Pelo menos 11 pessoas morreram menos de duas semanas depois de o furacão Helene ter infligido grandes danos na Florida e noutros estados do sudeste. O número de mortos de Helene é superior a 240.

Embora a maioria dos postos de abastecimento tenha voltado a funcionar, o Estado ainda tem 10 centros de distribuição de combustível ativos que fornecem gás gratuitamente aos residentes. DeSantis disse que mais de 2 milhões de galões foram distribuídos até agora.

Tal como aconteceu há dois anos, durante o furacão Ian, partes do centro da Florida sofreram hoje inundações quase uma semana depois de Milton ter atingido a costa devido à subida do rio St. Johns.

No condado de Seminole, a norte de Orlando, as equipas fecharam estradas ao longo das margens do Lago Harney e do Lago Jesup, depois de várias casas terem sido inundadas pelo rio.

Desde quinta-feira, pelo menos 15 pessoas foram retiradas de casas nas imediações de Geneva e de um bairro em Altamonte Springs, situado na curva do rio Little Wekiva.

Espera-se que os níveis de água ao longo do rio St. Johns atinjam o pico no final da semana.

No condado de Sumter, lar da extensa comunidade de reformados The Villages, os residentes ao longo do rio Little Withlacoochee foram encorajados a evacuar à medida que o nível do rio subia. Os residentes que decidiram evacuar receberam abrigo no Sumter County Fairgrounds.

Leia Também: Número de mortos causados pelo furacão Milton nos EUA sobe para 23

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas