A primeira cimeira entre a União Europeia (UE) e os países do Conselho de Cooperação do Golfo começou hoje em Bruxelas, capital da Bélgica, e os dois blocos político-económicos procuram consensualizar uma posição sobre o Médio Oriente e Ucrânia.
A reunião começou pelas 16h00 locais (15h00 em Lisboa) e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse esperar o aprofundamento das relações entre os dois blocos, que "estão profundamente conectados".
A cimeira foi organizada com o propósito de "desenvolver uma parceria mais próxima" com os países que compõem o Conselho de Cooperação do Golfo (Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Bahrein, Qatar e Kuwait).
A reunião vai ser dominada pelos conflitos no Médio Oriente e na Ucrânia. Os países do Conselho de Cooperação do Golfo têm uma esfera de influência maior do que a UE no Médio Oriente, nomeadamente no Irão e no Líbano.
Fonte europeia considerou que vai ser possível encontrar uma declaração conjunta dos dois blocos político-económicos sobre o conflito naquela região, uma vez que "todos querem um cessar-fogo".
Já sobre a guerra na Ucrânia, uma posição conjunta poderá ser mais complicada.
Os países do Conselho de Cooperação do Golfo "têm as suas próprias relações com a Rússia, que não são exatamente as mesmas que a UE", reconheceu a mesma fonte.
Leia Também: Zelensky em Bruxelas na 5.ª feira para apresentar "plano de vitória" à UE