EUA e Israel analisam ataque à residência de Netanyahu

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, conversou hoje por telefone com o seu colega israelita, Yoav Galant, após o atentado fracassado contra a residência particular do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, atribuído ao grupo xiita libanês Hezbollah.

Notícia

© REUTERS/Thilo Schmuelgen

Lusa
19/10/2024 20:55 ‧ 19/10/2024 por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"O secretário [norte-americano] disse ao ministro Galant que estava aliviado pelo facto de o primeiro-ministro Netanyahu estar em segurança, após o ataque que, alegadamente, visou a sua casa em Cesareia (cidade israelita)", declarou o Pentágono em comunicado.

 

O telefonema serviu também para "discutir a evolução da segurança regional" e analisar as últimas ações das forças norte-americanas para apoiar Israel, adianta.

Os responsáveis políticos dos dois países discutiram também o recente envio para Israel de tropas para operar o sistema anti-míssil de alta altitude, conhecido como THAAD, para reforçar a defesa aérea de Israel contra possíveis ataques com mísseis e drones por parte do Irão e dos seus aliados do Hezbollah no Líbano.

Israel confirmou hoje que um drone que atingiu Cesareia tinha como alvo a residência privada de Netanyahu naquela localidade israelita, mas que nem ele nem qualquer membro da sua família se encontravam na casa.

"Os agentes iranianos que hoje tentaram assassinar-me e à minha mulher cometeram um erro amargo", afirmou o primeiro-ministro após o ataque.

Leia Também: Netanyahu acusa "aliados do Irão" de tentarem matá-lo e lança ameaças

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas