'Dois dos filhos de Joaquín 'El Chapo' Guzmán Loera, um dos fundadores do cartel mexicano de Sinaloa, estão a negociar um acordo com a justiça norte-americana, confirmou, esta segunda-feira, o advogado de ambos.
Segundo o El País, o advogado da família, Jeffrey Lichtman, adiantou que os irmãos - conhecidos como 'Los Chapitos' vão colaborar com a justiça, durante uma audiência de Ovidio Guzmán, 'El Ratón', num tribunal de Chicago, após o irmão mais velho, Joaquín Guzmán López, e Ismael 'El Mayo' Zambada, líder do cartel de Sinaloa, terem sido detidos em julho.
Os rumores de que os irmãos estariam a trabalhar num acordo de confissão surgiram nos últimos dias, sobretudo após a comunicação social mexicana ter noticiado que Ovidio e Joaquín Guzmán foram transferidos de prisão. Esta segunda-feira, o advogado afirmou que 'Los Chapitos' permanecem sob custódia dos Estados Unidos e que a transferência estava relacionada com preocupações com a segurança na prisão federal de Chicago.
Recorde-se que o Departamento de Justiça norte-americano anunciou, no final de julho, que deteve Ismael 'El Mayo' Zambada e Joaquín Guzmán. Menos de um mês depois, 'El Mayo' acusou Guzmán, seu afilhado, de o ter raptado e entregue às autoridades norte-americanas em troca de um tratamento jurídico favorável para o seu irmão mais novo.
Após a acusação, o advogado dos irmãos negou diversas vezes a possibilidade de um acordo judicial, inclusive durante uma entrevista na semana passada.
Leia Também: Após sair da prisão, mulher de El Chapo surge na semana da moda de Milão