Cinco pessoas, entre elas três homens e duas mulheres, foram detidas pela Polícia Nacional espanhola por tráfico humano, sexual e de estupefacientes, em Alicante, em Espanha. Foram ainda resgatadas 19 mulheres estrangeiras, com idades entre os 20 e os 45 anos, que eram "exploradas em condições insalubres".
A investigação teve início na sequência de uma denúncia que dava conta da realização de "atividades criminosas relacionadas com a prostituição e a venda de drogas" naquela residência, segundo um comunicado emitido esta terça-feira pelas autoridades.
No decorrer da operação, a polícia localizou as 19 vítimas, que viviam "em condições insalubres".
"Na casa, dormiam em 12 beliches e, durante a busca, [as autoridades] encontraram drogas para melhorar o desempenho sexual, várias substâncias estupefacientes, 11.200 euros em dinheiro", assim como "equipamento eletrónico utilizado para a gestão da atividade ilegal", nomeadamente dataphones, transmissores e computadores.
As mulheres adiantaram "que as condições de trabalho eram muito diferentes das que lhes tinham sido prometidas", uma vez que "recebiam menos do que o inicialmente acordado e o dinheiro de que necessitavam para cobrir as suas necessidades básicas era controlado".
"Além disso, as vítimas eram obrigadas a trabalhar muito mais horas do que as acordadas, com limitações rigorosas para sair da vivenda e sob supervisão constante dos responsáveis pela atividade", complementaram as autoridades.
Saliente-se ainda que as vítimas denunciaram ser "coagidas a praticar atos sexuais mesmo quando não estavam bem de saúde" e que, por vezes, eram agredidas.
Veja as imagens do rescaldo da operação.
Leia Também: Menino de três apanhado sozinho na rua enquanto pais rezavam