A China realizou o seu primeiro exercício militar com os seus dois porta-aviões operacionais no contestado Mar do Sul da China.
A informação foi avançada esta quinta-feira pela imprensa estatal chinesa, citada pela agência France-Presse.
A mesma fonte não especificou quando decorreram os exercícios com os navios de guerra, denominados Liaoning e Shandong - embora tenham adiantado que a missão naval se sobrepôs aos feridos públicos, que aconteceram entre o final de setembro e outubro.
Os exercícios que aconteceram "na área do Mar do Sul da China" tiveram como um objetivo "aperfeiçoar e melhorar a capacidade de combate do sistema de formação de porta-aviões".
Nas redes sociais, e na galeria acima, é possível também ver um vídeo gravado e emitido pela CCTV, emissora estatal chinesa. As imagens mostram jatos a descolar e a aterrar nas embarcações. Segundo a CCTV houve também exercícios no lugar no Mar Amarelo e no Mar da China Oriental.
Que navios são estes?
O Liaoning, de construção soviética, é o porta-aviões mais antigo da China, tendo sido colocado em serviço em 2012. O mesmo participou este mês em exercícios militares de grande escala realizados em torno de Taiwan, no que Pequim enquadrou como um treino para um bloqueio da ilha auto-governada.
Pequim afirmou hoje ser "perfeitamente normal" que o porta-aviões chinês "Liaoning" navegasse perto de Taiwan, depois de Taipé ter anunciado que o navio iria passar pelo estreito que separa a ilha da China continental.
Lusa | 15:07 - 23/10/2024
O Shandong entrou em serviço em 2019, enquanto um terceiro porta-aviões, o Fujian, está a ser submetido a testes no mar.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Bebé de um ano e mãe resgatados por helicóptero em Valência. Eis o vídeo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com