Imagens aéreas divulgadas pela Policia Nacional espanhola, na quarta-feira, dão um vislumbre do rasto de destruição do fenómeno meteorológico conhecido como DANA que está a assolar várias regiões do país, entre elas Valência.
"Continuamos a trabalhar em colaboração com todos os serviços de emergência nas zonas afetadas pela DANA", asseguraram as autoridades, na rede social X (Twitter).
A polícia partilhou, na mesma publicação, um vídeo da zona de Torrent e "dos arredores da estrada V-30", o qual poderá ver na galeria acima.
O vídeo destaca a acumulação de lama e de entulho, assim como automóveis imobilizados e acumulados.
A presidente da Câmara Municipal de Torrent, Amparo Folgado, declarou que a região se encontra em situação de emergência, esta quinta-feira, para coordenar e acelerar os esforços de resposta e recuperação, de acordo com a Europa Press.
Recorde-se que várias regiões de Espanha estão desde terça-feira sob a influência de uma "depressão isolada em níveis altos" que causou chuvas torrenciais e ocorrências em diversos pontos do país, sobretudo na costa do Mediterrâneo, além de pelo menos 140 mortos e dezenas de desaparecidos.
A Comunidade Valenciana foi a mais afetada. De facto, aos níveis de precipitação registados na noite de terça-feira foram os mais elevados em 24 horas desde 11 de setembro de 1966, de acordo com dados oficiais.
Trata-se de uma das catástrofes naturais mais graves dos últimos 75 anos no país, ultrapassando as inundações de Biescas (Huesca), em 1996, com 87 mortos, e as inundações de Turia, em 1957, nas quais morreram entre 80 e 100 pessoas.
O governo espanhol decretou, na quarta-feira, três dias de luto nacional, tendo o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, garantido apoio a todos os afetados pelo mau tempo.
Leia Também: Imagem de satélite mostra impacto da tempestade em Espanha