A União Europeia (UE) felicitou hoje Donald Trump pela vitória nas presidenciais americanas, recordando os laços entre os dois blocos e dizendo-se preparada para trabalhar em conjunto com Washington.
Na sua conta na rede social X, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, lembrou a "aliança duradoura e um vínculo histórico" entre a UE e os Estados Unidos da América (EUA).
"Como aliados e amigos", escreveu ainda, os europeus esperam "continuar a cooperação construtiva" com os EUA, ressalvando que a UE se manterá como um parceiro "forte, unido e soberano ao mesmo tempo que defende o sistema multilateral baseado em regras.
Congratulations to President-elect @realDonaldTrump.
— Charles Michel (@CharlesMichel) November 6, 2024
🇪🇺 & 🇺🇸 have an enduring alliance and a historic bond. As allies and friends, the EU looks forward to continuing our constructive cooperation.
The EU will pursue its course in line with the strategic agenda as a strong,…
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou, também na rede social X, que a UE e os EUA irão "trabalhar em conjunto numa agenda transatlântica forte que continue a dar resultados" para os 800 milhões de cidadãos de ambos os blocos.
I warmly congratulate Donald J. Trump.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) November 6, 2024
The EU and the US are more than just allies.
We are bound by a true partnership between our people, uniting 800 million citizens.
So let's work together on a strong transatlantic agenda that keeps delivering for them.
A líder do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, assegurou, também na X, que a UE está pronta para colaborar com Washington e para "manter os laços transatlânticos fortes, enraizados nos nossos valores partilhados de liberdade, direitos humanos, democracia e mercados abertos".
Congratulations to @realDonaldTrump on his electoral victory in the United States.
— Roberta Metsola (@EP_President) November 6, 2024
Europe is ready.
To cooperate as we address unprecedented geopolitical challenges.
To keep the transatlantic bond strong, rooted in our shared values of freedom, human rights, democracy & open…
Trump proclamou a sua vitória sobre a democrata Kamala Harris nas eleições presidenciais num discurso a partir da Flórida, na madrugada de hoje, enquanto aguarda pela confirmação e oficialização, quando as projeções dos media norte-americanos o colocam a apenas três votos eleitorais de alcançar os 270 necessários para regressar à Casa Branca.
Leia Também: União Europeia "não tem um mercado financeiro a funcionar"