O chefe da secção de crimes económicos da Polícia de Madrid foi detido pela Polícia Nacional espanhola, esta sexta-feira, juntamente com a sua mulher. Segundo a imprensa local, em causa está uma investigação relacionada com a interceção de 13 toneladas de cocaína no porto de Algeciras.
Após ser presente ao Tribunal Central de Instrução, o responsável ficou sujeito à medida de coação de prisão preventiva.
De acordo com o jornal espanhol ABC, o caso está em segredo de justiça, mas sabe-se que as detenções ocorreram no âmbito de um processo por organização criminosa e tráfico de droga e estão relacionadas com a interceção de um carregamento de 13 toneladas de cocaína no porto de Algeciras. Tratou-se da maior apreensão de sempre de estupefacientes na história de Espanha.
A publicação revelou ainda que os agentes encontraram cerca de 20 milhões de euros escondidos entre as paredes da habitação do chefe da polícia.
Recorde-se que a Polícia Nacional espanhola fez uma apreensão recorde de cocaína após encontrar cerca de 13 toneladas do produto estupefaciente escondidas num carregamento de bananas num contentor no porto de Algeciras, no sul de Espanha.
A droga, que estava dissimulada num carregamento de bananas num contentor proveniente do Equador, "destinava-se a ser distribuída por toda a Europa".
Notícias ao Minuto | 10:54 - 07/11/2024
De acordo com a imprensa local, a descoberta ocorreu no passado dia 14 de outubro e a cocaína estava dissimulada num contentor proveniente do Equador.
"É óbvio que estas 13 toneladas de cocaína não se destinavam apenas ao mercado espanhol. O mercado espanhol não consegue lidar com tanta droga de uma só vez. Esta droga destinava-se a ser distribuída por toda a Europa", afirmou Antonio Jesus Martinez, chefe da Brigada Central de Narcóticos da Polícia Nacional, em conferência de imprensa.
Esta apreensão bateu o anterior recorde em Espanha, que ocorreu em 2023, quando foram encontradas 9,4 toneladas de cocaína também no porto de Algeciras.
Leia Também: Detido traficante internacional no aeroporto de Lisboa (com 50 mil doses)
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com