Meteorologia

  • 12 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Irão pede a Trump que evite "políticas erradas" do passado

O vice-presidente do Irão para os Assuntos Estratégicos, Mohamad Javad Zarif, pediu hoje ao Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, para não repetir as "políticas erradas" do passado contra Teerão.

Irão pede a Trump que evite "políticas erradas" do passado
Notícias ao Minuto

13:31 - 09/11/24 por Lusa

Mundo Diplomacia

"Trump deve demonstrar que não está a repetir as políticas erradas do passado", defendeu Zarif, em declarações aos jornalistas.

 

Para o governante, Donald Trump deve reconhecer que a sua política de "pressão máxima" levou a que os níveis de enriquecimento de urânio no Irão aumentassem de 3,5% (estipulados no acordo nuclear de 2015) para 60%. É necessário um limite de 90% para produzir uma bomba atómica.

Em 2018, os EUA, durante o mandato de Donald Trump, abandonaram o acordo nuclear assinado entre o Irão e os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) -- EUA, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha.

Trump voltou também a impor sanções contra o Irão, que tinham sido suspensas no âmbito do pacto.

Um ano depois, Teerão reduziu a sua cooperação com a Organização Internacional de Energia Atómica, restringindo as inspeções às suas instalações nucleares.

O Presidente eleito dos EUA "deveria ver quais são as vantagens e desvantagens desta política e se deseja continuá-la ou mudá-la", assinalou Mohamad Javad Zarif.

Leia Também: "Totalmente infundadas". Irão nega envolvimento em plano para matar Trump

Recomendados para si

;
Campo obrigatório