Foram divulgadas, esta quinta-feira, as imagens de uma câmara de vigilância, onde se pode ver o momento que Francisco Wanderley Luiz se aproxima do Supremo Tribunal Federal brasileiro e acaba por detonar um explosivo.
Nas imagens, e como já tinha sido relatado, pode ver-se o suspeito a aproximar de uma estátua junto ao edifício, onde deixa uma t-shirt. Um segurança é visto a aproximar-se, o qual terá reparado que este possuía um relógio digital no peito.
Francisco é visto a afastar-se, mas eventualmente acaba por deitar-se no chão, juntamente com um dos dispositivos que acabariam por explodir e ditar a sua morte.
Vídeo mostra a ação do homem que lançou artefatos explosivos em frente ao STF. Polícia Judiciária se aproxima de Francisco Wanderley antes da explosão.
— GloboNews (@GloboNews) November 14, 2024
Assista ao #GloboNewsemPonto: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/dQb9dcyq9L
O homem tinha estacionado a viatura a alguns metros do local onde morreu, também ela carregada de explosivos. Terá sido, aliás, aqui o primeiro local onde se ouviu um estrondo.
AGORA!
— Daiana Santos (@daianasantospoa) November 13, 2024
Um homem morreu após explodir bombas de pequeno porte em frente ao Superior Tribunal Federal (STF), aqui em Brasília. Quase que ao mesmo tempo, um carro com fogos de artifício explodiu próximo à Câmara. É preciso apurar os fatos com rigor para entender do que se trata.… pic.twitter.com/y41jhAxLHb
Francisco, de 59 anos, foi a única vitima mortal do incidente, que marcou esta manhã, o centro da política brasileira.
Recorde-se que na origem do ataque suicida estarão questões do foro familiar, bem como crenças políticas do homem, que era apoiante de Jair Bolsonaro e já teria participado num golpe militar contra o Governo de Lula da Silva, em janeiro.
Leia Também: Encontrados explosivos na casa do autor de ataque ao Supremo em Brasília