Ataque israelita faz 66 mortos em Beit Lahia, norte de Gaza

Um bombardeamento israelita no norte de Gaza fez hoje 66 mortos e mais de uma centena de feridos e destruiu um edifício residencial próximo do hospital Kamal Adwan, em Beit Lahia, disseram fontes médicas locais.

Notícia

© Abed Rahim Khatib/Anadolu via Getty Images

Lusa
21/11/2024 08:41 ‧ há 2 semanas por Lusa

Mundo

Israel

Segundo a agência de notícias palestiniana Wafa, "há muitas mulheres e crianças entre os mortos" receando-se que possam ser encontradas mais vítimas mortais sob os escombros.

 

O pessoal médico do Hospital Kamal Adwan está diretamente envolvido nas buscas por falta de pessoal nas equipas de resgate e de salvamento.

Os médicos dizem que apenas podem prestar os primeiros socorros aos feridos uma vez que o hospital não dispõe de cirurgiões especializados.  

"O hospital (Kamal Adwan) vai transformar-se numa vala comum caso não se venha a verificar urgentemente uma intervenção internacional e o abastecimento necessário de medicamentos", disse o diretor da instituição, Hossam Abu Safiya. 

O centro hospitalar foi invadido por tropas israelitas no passado mês de outubro, tendo o exército detido mais de 40 pacientes e pessoal médico e destruído geradores, de acordo com autoridades locais controladas pelo Hamas.

O ataque de hoje contra Beit Lahia ocorreu horas depois de um outro bombardeamento israelita, que matou 22 pessoas, no bairro de Sheikh Radwan situado a cerca de três quilómetros a noroeste da cidade de Gaza.

Segundo as fontes locais, a ofensiva israelita no norte do enclave palestiniano, retomada no início de outubro, já matou mais de duas mil pessoas e feriu cerca de seis mil cidadãos.

O exército de Israel afirma que as tropas estão a tentar, pela terceira vez, impedir os membros do Hamas de se reagruparem na zona sitiada, onde a maior parte da população foi forçada a deslocar-se para a região sul do enclave.

Com as recentes mortes, o número total de mortos na Faixa de Gaza ultrapassou os 44 mil desde o início da guerra, em outubro de 2023, segundo dados do Ministério da Saúde de Gaza.

Leia Também: Hamas e Fatah acordam comité de gestão comum para a Faixa de Gaza

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas