Atrasos na abertura de algumas mesas de voto estiveram entre as principais queixas de eleitores, à semelhança do que tem acontecido noutros escrutínios.
Apesar de o início da votação estar marcado para as 08h00 (09h00 em Portugal), a espera prolongou-se por mais DE uma hora nalguns locais.
No entanto, referiu fonte da CNE, todas as 1.709 mesas de voto do arquipélago estiveram em funcionamento.
Depois do fecho das urnas, a Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE) tem um portal para divulgação dos resultados provisórios, à medida que os votos forem contados, no endereço eleições.cv na Internet, a partir das 19h00 de Cabo Verde (20h00 em Lisboa).
Para as eleições de hoje havia cerca de 352 mil eleitores inscritos, sensivelmente mais 15 mil do que há quatro anos.
Em 2020, a abstenção geral na votação para as câmaras foi de 41,6%, com a capital, Praia, a registar a maior taxa, 55,6%, sendo o único dos 22 municípios em que mais de metade dos 86 mil inscritos não votou.
Há quatro anos, o Movimento pela Democracia (MpD, que lidera o Governo e tem maioria parlamentar) ganhou em 14 câmaras, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, principal partido da oposição) venceu em oito: apesar da derrota, cresceu em número de municípios e conquistou a cidade da Praia.
Leia Também: Cabo Verde reafirma combate ao narcotráfico após apreensão internacional