Um incêndio numa cozinha de uma família de origem portuguesa em Woodland Ridge Drive, Lakeville, Boston, nos Estados Unidos, feriu na sexta-feira, por volta das 14h00 (9h00 em Lisboa), um homem e uma criança.
Segundo os bombeiros locais, citados pelo canal de televisão norte-americano CBS, a família estava a cozinhar um prato típico português, chamado "chouriço à bombeiro" e que envolve o uso de álcool para cozinhar o chouriço num prato de barro.
Durante a confeção, quando a família estava a colocar mais álcool no prato de barro para sustentar a chama, terá vindo uma rajada de vento que fez com o fogo se espalhasse pela cozinha e acabasse por atingir o homem e a menina, que estavam por perto.
"Foi um acidente estranho, que fez com que a chama se espalhasse por toda a bancada de forma muito intensa e rápida", contou ao mesmo canal de televisão norte-americano a subchefe dos bombeiros de Lakeville, Pamela Garant.
Os restantes familiares, que também estavam em casa, ainda abafaram as chamas que atingiram as vítimas com toalhas, tapetes e cobertores antes de apagarem o restante incêndio na cozinha com um extintor.
"Mesmo com precauções de segurança e um extintor por perto, os acidentes acontecem. Estamos literalmente a cozinhar com chamas", explicou Garant.
O homem teve de ser transportado de avião para o Rhode Island Hospital com queimaduras graves, mas já está estável. A menina foi levada para o St. Luke's Hospital com queimaduras ligeiras e, de acordo com os bombeiros, "deverá ficar bem".
"Este foi um incidente trágico, mas poderia ter sido muito pior e, por isso, estamos gratos à família e aos amigos que agiram rapidamente. Isto só mostra que nunca se pode ser complacente. Sempre que se usa uma chama é preciso respeito por ela", acrescentou a subchefe dos bombeiros de Lakeville.
Leia Também: Temos uma receita apetitosa de pão com chouriço para partilhar consigo