Raro leopardo de Amur morre aos 21 anos. Era dos mais velhos do mundo

Zoya ultrapassou a esperança de vida dos leopardos de Amur na natureza (10 a 15 anos) e em cativeiro (15 a 20 anos).

Notícia

© The Living Desert/Facebook

Notícias ao Minuto
02/12/2024 19:56 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Um leopardo de Amur, uma espécie em vias de extinção, morreu de velhice aos 21 anos num jardim zoológico na Califórnia, nos Estados Unidos, ultrapassando a esperança média de vida da sua espécie.

 

Zoya morreu no Living Desert Zoo and Gardens, em Palm Desert, na passada terça-feira, após mais de uma década no local. "Despedimo-nos de Zoya, o muito amado leopardo de Amur, que, com a notável idade de 21 anos, era um dos mais velhos da sua espécie no mundo", indicou o zoo na rede social Facebook.

De acordo com a agência de notícias The Associated Press (AP), Zoya ultrapassou a esperança de vida dos leopardos de Amur na natureza (10 a 15 anos) e em cativeiro (15 a 20 anos).

"Ao celebrarmos a vida de Zoya, encorajamo-lo a desfrutar das pequenas coisas da vida - como ela fez", disse o jardim zoológico. "Passe algum tempo a observar o seu ambiente natural. Seja brincalhão. Aprecie esses momentos especiais e tranquilos ao longo do dia".

Os leopardos de Amur são originários das montanhas do leste da Rússia e do Norte da China e foram classificados como espécie em perigo de extinção em 1996 pela União Internacional para a Conservação da Natureza. 

Nos últimos anos, houve uma recuperação do número de espécies, estimando-se que a população atual ronde os 100 exemplares na natureza. Já em cativeiro, existem mais de 200 leopardos de Amur em 94 instituições em todo o mundo.

Leia Também: Casais de abutre-preto em Portugal quase triplicaram em dois anos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas