UE saúda fim da lei marcial anunciada na terça-feira na Coreia do Sul

A União Europeia (UE) saúdou hoje o levantamente da lei marcial decretada na terça-feira pelo Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, e disse que continua empenhada na parceria com Seul.

Notícia

© Reuters

Lusa
04/12/2024 13:00 ‧ há 8 horas por Lusa

Mundo

União Europeia

"A UE saúda o levantamento da lei marcial de emergência depois da sua rejeição pela Assembleia Nacional", dá conta um porta-voz do Serviço de Ação Externa da União Europeia, numa breve nota.

 

O responsável acrescentou que os 27 continuam empenhados na parceria estabelecida com Seul e que o bloco comunitário partilha com o país "interesses comuns", nomeadamente os "valores da democracia, direitos humanos e Estado de direito".

Numa decisão que surpreendeu o país, Yoon decretou na terça-feira a lei marcial para "eliminar os elementos hostis ao Estado" e "proteger a Coreia do Sul liberal das ameaças colocadas pelas forças comunistas norte-coreanas".

O parlamento aprovou em seguida uma resolução a anular a decisão presidencial e Yoon, que foi criticado pelo seu próprio partido Poder Popular, levantou a lei marcial seis horas depois de a ter decretado.

Leia Também: Milhares de pessoas manifestam-se em Seul pela destituição do presidente

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas