Líbano fecha todas as fronteiras terrestres com a Síria com excepção de uma

O Líbano informou hoje que vai encerrar todos os postos fronteiriços terrestres com a Síria, com exceção do principal, que liga Beirute à capital síria, Damasco.

Notícia

© Kinene Hindevi/Anadolu via Getty Images

Lusa
06/12/2024 20:56 ‧ 06/12/2024 por Lusa

Mundo

Líbano

A decisão foi tomada horas depois de um ataque aéreo israelita ter danificado um posto fronteiriço no norte do Líbano, poucos dias após a sua reabertura.

 

Separadamente, o ministro do Interior da Jordânia declarou que o posto fronteiriço de Naseeb com a Síria foi encerrado devido à situação de segurança no lado sírio.

O ministro jordano falou depois de ativistas da oposição síria terem afirmado que os insurgentes capturaram o principal posto fronteiriço com a Jordânia, obrigando as autoridades sírias a abandonar o local.

Os militares israelitas afirmaram que tencionam reforçar as suas posições nos Montes Golã, anexados a Israel, e perto da fronteira com a Síria.

Israel afirmou estar "a acompanhar a evolução da situação e está preparado para todos os cenários, tanto ofensivos como defensivos", informou a Associated Press (AP).

Entretanto, os rebeldes sírios entraram nas cidades centrais de Rastan e Talbiseh de madrugada, a norte da cidade central de Homs, aproximando-os da terceira maior cidade da Síria, acrescenta a AP.

O avanço ocorreu um dia depois de os combatentes da oposição liderados pelo grupo radical islâmico Hayat Tahrir al-Sham (HTS) terem capturado a cidade central de Hama, a quarta maior da Síria.

O avanço rápido do HTS, um grupo armado ligado ao ramo sírio da Al-Qaeda, permitiu a conquista de uma grande parte de Alepo, o avanço mais significativo em 13 anos de guerra.

Leia Também: Damasco denuncia interferência externa para "redesenhar mapa político"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas