Kyiv culpa Rússia por ataque a veículo da agência de energia atómica

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia acusou na terça-feira a Rússia de ter "atacado um veículo claramente identificado com o logótipo da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA)", que se dirigia para a central nuclear de Zaporijia.

Notícia

© Reuters

Lusa
11/12/2024 10:09 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

"Os terroristas russos ultrapassaram outra linha. Durante a mudança de inspetores da AIEA na central nuclear de Zaporijia, atacaram um veículo claramente identificado com o logótipo da AIEA", afirmou Andrii Sibiga na rede social X, na terça-feira à noite, partilhando ainda o comunicado da agência que relatou o incidente.

 

O comunicado da AIEA -- órgão intergovernamental da ONU que trata de questões nucleares -- explicou que um 'drone' atingiu e causou graves danos a um dos seus veículos que se dirigia à central ucraniana ocupada pelos russos, onde a AIEA realiza inspeções periódicas para avaliar a situação de segurança.

O diretor-geral da organização, Rafael Grossi, descreveu o incidente como inaceitável, ao qual se referiu como um "ataque".

A Rússia e a Ucrânia acusam-se mutuamente periodicamente de colocar em perigo a segurança da central, que se encontra perto da zona de combate desde que as forças russas a ocuparam nos primeiros dias da guerra na Ucrânia.

As tropas russas invadiram a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.

Leia Também: Enquanto se espera por Trump, incerteza reina a Oriente e na Ucrânia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas