"Não é fácil". Diretor do FBI vai demitir-se antes de Trump tomar posse

Uma informação confirmada pelo próprio. Chris Wray vai demitir-se no final da administração Biden.

Notícia

© OLIVIER DOULIERY/POOL/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
11/12/2024 19:26 ‧ 11/12/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

EUA

O diretor da polícia federal norte-americana (FBI), Chris Wray, anunciou, esta quarta-feira, que tenciona demitir-se no final do mandato do presidente Joe Biden, em janeiro, antes do sucessor Donald Trump tomar posse.

 

"Após semanas de cuidadosa reflexão, decidi que a coisa certa para o FBI é servir até ao fim da atual administração, em janeiro, e depois demitir-me", disse Wray aos funcionários do FBI, segundo cita a imprensa norte-americana. 

"O meu objetivo é manter o foco na nossa missão - o trabalho indispensável que fazem todos os dias em nome do povo americano. Na minha opinião, esta é a melhor maneira de evitar arrastar o FBI para uma luta mais profunda, reforçando simultaneamente os valores e princípios que são tão importantes para a forma como fazemos o nosso trabalho", acrescentou. 

O presidente eleito do Estados Unidos, Donald Trump, já disse que vai nomear para o cargo Kash Patel, um forte crítico dos procedimentos do FBI e apoiante intransigente do movimento político do presidente eleito. Faltavam ainda três anos para o fim do mandato de 10 anos de Wray. Este período é destinado a isolar a agência da influência política das diferentes administrações.

"Não é preciso dizer, mas digo-o na mesma - isto não é fácil para mim. Adoro este lugar, adoro a nossa missão e adoro o nosso pessoal - mas a minha atenção está, e sempre esteve, centrada em nós e em fazer o que é correto para o FBI", completou. 

Wray havia sido nomeado anteriormente por Trump, após o ex-presidente demitir o então diretor do FBI James Comey. 

A investigação do FBI sobre o assalto ao Capitólio por apoiantes de Donald Trump em 6 de janeiro de 2021 transformou a instituição centenária num alvo de ataques sem precedentes, vindos sobretudo da ala mais à direita do partido republicano.

As críticas, incluindo do próprio Donald Trump, foram alimentadas também pelas buscas à residência do presidente eleito em Mar-a-Lago, na Flórida (sudeste), em 2022, onde a polícia federal apreendeu documentos classificados.

Trump criticou Wray em várias ocasiões, mais recentemente numa entrevista à NBC em que fez referência às buscas do FBI em Mar-a-Lago.

"Não posso dizer que ele me entusiasme (...) Ele invadiu a minha casa", disse o presidente eleito.

O antigo presidente republicano Donald Trump sucederá a Joe Biden (democrata) no próximo dia 20 de janeiro, depois de ter derrotado a vice-presidente e candidata democrata, Kamala Harris, nas eleições presidenciais norte-americanas de 05 de novembro.

Ao anunciar a nomeação de Patel, Trump descreveu-o como "um brilhante advogado, investigador e lutador do 'America First' que passou a sua carreira a expor a corrupção, a defender a Justiça e a proteger o povo americano", posicionando-se "como um defensor da verdade, da responsabilidade e da Constituição".

Depois de anos a ser alvo de investigações federais que acompanharam a sua primeira Administração e que mais tarde levaram à sua acusação, esta nomeação está em linha com a visão de Trump de que as agências governamentais precisam de uma transformação radical.

Ainda não está claro se Patel poderá ser confirmado, mesmo por um Senado liderado pelos republicanos, embora Trump também tenha levantado a perspetiva de usar o 'recess appointment' - ato em que o Presidente nomeia alguém para um cargo público quando o Senado está em suspensão das suas atividades - para fazer valer as suas escolhas.

[Notícia atualizada às 21h40]

Leia Também: Vitória de Trump fez disparar interesse de californianos em Portugal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas