Um homem que alegava ser motorista da Uber foi detido, na quarta-feira, por ser suspeito de ter roubado 300 mil dólares (cerca de 285.997 euros) em criptomoedas dos passageiros, em Scottsdale, no estado norte-americano do Arizona.
Entre março e dezembro deste ano, Nuruhussein Hussein, de 40 anos, fingiu ser o motorista de várias pessoas que pediam boleia à porta de um hotel naquela região.
Depois, e de acordo com as autoridades, o homem pedia para usar o telemóvel da vítima, sob o pretexto de precisar de ver o GPS ou de se ligar à aplicação da Uber.
"Enquanto manipulava o telemóvel da vítima desprevenida, o suspeito transferia criptomoedas da carteira digital da vítima para a sua carteira digital", disse o Departamento de Polícia de Scottsdale, citado pela NBC News.
Pendem sob o suspeito duas acusações de branqueamento de capitais, duas acusações de esquemas fraudulentos e duas acusações de roubo.
O homem compareceu em tribunal na quarta-feira, onde deverá regressar a 18 de dezembro. Nesta ocasião, soube-se que o suspeito alertou uma vítima para "se acalmar ou algo de mau iria acontecer".
Como o falso Uber viajava frequentemente para a Etiópia e havia perigo de fuga, foi-lhe aplicada uma fiança de 200 mil dólares (cerca de 190.781 euros).
Tanto a polícia, como os serviços secretos prosseguem a investigação.
Leia Também: Prisão preventiva para dois suspeitos de "Uber da droga" em Lisboa